Artes liberais restaurando uma tradição perdida
Zaytuna College
Informação chave
Localização do campus
Berkeley, EUA
Idiomas
Inglês
Formato de estudo
No campus
Duração
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Prazo para inscrição
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Data de início mais cedo
Sep 2024
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Introdução
No Zaytuna College , decidimos fazer o nosso melhor para restaurar a tradição holística de base ampla do que no Ocidente era chamado de artes liberais, e na civilização muçulmana era conhecido como estudos abrangentes (al-dirāsāt al-jāmi ¢ ah), o que leva a se tornar um adīb, o que se aproxima do conceito inglês de cavalheiro erudito.
Os antigos entendiam o mundo não como matéria sem propósito, mas por meio da matriz de quatro causas - material, eficiente, formal e final - que colocava o propósito no nível mais alto de investigação. Esta é a lente através da qual podemos ver os esforços muçulmanos para ajudar a restaurar essa tradição perdida, começando com a causa final, que responde à pergunta "Qual é o propósito da educação?" O objetivo da educação de uma perspectiva islâmica - e para o Zaytuna College - é ajudar os alunos em sua própria busca e descoberta da verdade. A estrutura epistemológica islâmica permanece enraizada nas três leis do pensamento: a lei da identidade, a lei do terceiro excluído e a lei da não contradição. Os alunos aprendem isso desde cedo. No credo teológico mais importante da história islâmica, o Nasafiyyah, escrito na Ásia Central no século XII, Imam al-Nasafī e seu comentarista Imam Taftāzānī escrevem:
“As pessoas de verdade afirmam que a realidade é um julgamento que corresponde ao fato real. É aplicado em um sentido geral a proposições, a artigos de Crença, a religiões e a diferentes escolas de prática com referência à sua inclusão da realidade. Seu oposto é irreal. Mas, quanto ao termo verdade, é especialmente aplicado a proposições; seu oposto é a falsidade. A distinção que pode ser feita entre esses dois pares de contrastes é que no caso da realidade a correspondência é vista do ponto de vista do fato real, e no caso da verdade, do ponto de vista do julgamento. E o significado da expressão "a verdade de um julgamento" é a concordância do julgamento com o fato real, e o significado da expressão "o realidade de um juízo ”é a concordância do fato real com o juízo. E a essência real de uma coisa e sua qüididade são aquilo que constitui a identidade de uma coisa, como é exemplificado pela aplicação do termo“ ração todo animal ”para o homem”.
Os muçulmanos estão comprometidos na tradição normativa com um realismo moderado, não muito diferente da tradição católica. Uma dimensão mística inegável existe ao lado dessa abordagem que tem uma forte influência sobre a tradição, mas é análoga à física newtoniana e quântica; embora pareçam mutuamente exclusivos, eles operam em planos diferentes, algo que a tradição islâmica chama de vários graus de existência (marātib al-wujūd). Os muçulmanos acreditam que a verdade pode ser encontrada, apoiada pela razão e realmente realizada em uma alma santificada. Esses três graus de existência são conhecidos como conhecimento da certeza (¢ ilm al-yaqīn), a verdade da certeza (ĥaqq al-yaqīn) e, finalmente, a essência da certeza (¢ ayn al-yaqīn). Al-Ghazālī compara os estágios respectivamente a ouvir falar do fogo, ver o fogo e ser queimado pelo fogo. Paralelamente a essa busca por uma verdade descoberta, a educação deve inculcar o falibilismo, a ideia de que acredito estar certo em minha opinião, mas posso estar errado. Conseqüentemente, a humildade intelectual comanda uma posição central na hierarquia das virtudes. Na verdade, Imam al-Junayd argumentou que era a primeira obrigação do ser humano, já que o conhecimento era inatingível sem ele.
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