ESME
Introdução
ESME : O Espírito da Inovação Sem Fronteiras
Fundada em 1905, a ESME é uma escola privada, sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Educação e Pesquisa. A escola tem uma longa tradição de formação de engenheiros com uma base ampla e bem desenvolvida que lhes permite entrar em qualquer faceta do mercado de trabalho de engenharia sem dificuldade.
Uma escola de engenharia reconhecida
Membro do consórcio das melhores Escolas Francesas de Engenharia e Negócios «Grandes Ecoles», a ESME é também signatária da Carta Erasmus para o Ensino Superior e membro da rede «n+i», a rede internacional de Escolas de Engenharia.
ESME é formar engenheiros através de pesquisas de última geração. Buscamos contribuir para o avanço do conhecimento científico e ampliar nosso ensino por meio de parcerias industriais e internacionais.
Vida estudantil na França
A recreação também desempenha seu papel na ESME com muitos clubes estudantis que vão desde esportes a música e vinho. As inúmeras atividades sociais organizadas na escola são excelentes ocasiões para experimentar o modo de vida francês e fazer novos amigos.
Além disso, a extensa rede de alunos e contatos da escola na indústria aumenta as oportunidades internacionais de estágios e carreiras no exterior.
Pesquisa fundamental
ESME oferece oportunidades para todos os alunos estarem intimamente envolvidos em pesquisas de ponta. De fato, o corpo docente interdisciplinar de alto nível está comprometido com a pesquisa aplicada por meio de contatos industriais e fundamentais, bem como com a pesquisa acadêmica dentro de nossa pesquisa fundamental. Os campos de pesquisa abrangem uma ampla gama de assuntos, desde sistemas de energia até imagens médicas ou ciências forenses, por exemplo.
As parcerias incluem grupos internacionais e start-ups, bem como instituições nacionais de prestígio como o INSERM (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica) ou CNRS (Instituto Nacional de Pesquisa Científica). Os alunos são associados a essas atividades de pesquisa por meio de estágios e projetos. A maioria dos mestrandos desenvolve um projeto de I&D em colaboração com uma empresa ou instituto de investigação, sob a supervisão de um docente.