Keystone logo
Croácia

Estudar Curso Acadêmico No Croácia 2024

Alteração de moeda

Custo de vida mensal básico

  • Alugue em apartamento compartilhado

    269
  • Compartilhamento de utilitários

    52
  • Assinatura de internet

    24
  • Transporte local

    44

Amostra de custo de estilo de vida

  • Combo de fast food

    7
  • Ingresso de cinema

    6
  • Litro de cerveja local

    3

Requisitos de visto

Que tipo de visto você precisa?

Nome do visto

Visto de Estudante (Viza C) / Autorização de Residência de Estudante

Preço e moeda

HRK 500

A taxa de inscrição para a autorização de residência temporária para fins de estudo é de 500 Kuna (cerca de 65 euros).

Os estudantes internacionais que recebem uma bolsa do Ministério da Ciência, Educação e Esportes da Croácia e da Agência de Mobilidade e Programas da UE estão isentos desta taxa, mas devem pagar o custo da emissão do cartão de residência no valor de 240,00 HRK (aproximadamente 35,00 EUR) e a taxa de selo de 20,00 HRK (aproximadamente 3,00 EUR).

Quem pode solicitar o visto?

Os estudantes internacionais que desejam estudar na Croácia devem solicitar uma autorização de residência temporária se a estadia na Croácia for superior a 90 dias.

Cidadãos da União Europeia não precisam de visto. No entanto, é necessário um passaporte e um bilhete de identidade. Para todos os outros, é necessário um visto, que pode ser obtido no consulado croata mais próximo.

Informações sobre os países sujeitos à exigência de visto podem ser encontradas no site do Ministério das Relações Exteriores e Europeus da Croácia: http://www.mvep.hr/en/consular-information/visas/visa-requirements-overview/

Onde você pode fazer o pedido?

Missão Diplomática ou Consulado da República da Croácia

O pedido de visto (Viza C) deve ser apresentado à missão diplomática ou consulado da República da Croácia no país de origem do estrangeiro. O pedido de visto pode ser apresentado pessoalmente ou por e-mail.

Site:

Como fazer a inscrição?

Os candidatos devem preencher o formulário de solicitação de visto (Viza C) e apresentá-lo juntamente com os documentos necessários à embaixada ou consulado croata em seu local de residência. Os candidatos podem enviar a inscrição por e-mail ou pessoalmente.

Devem ser apresentados os seguintes documentos:

  • Fotografia monocromática 35x45 mm
  • Passaporte válido e fotocópia do passaporte (cidadãos de fora da UE) ou bilhete de identidade (cidadãos da UE)
  • Prova de alojamento seguro (por exemplo, prova escrita de alojamento seguro no dormitório estudantil ou um arrendamento de apartamento e prova de propriedade do apartamento do senhorio para estudantes em alojamento privado). Observe que, após sua chegada à Croácia, dentro de 48 horas, você deve registrar seu endereço no Escritório de Estrangeiros do Escritório de Administração da Polícia local. Se você estiver hospedado em um hotel ou dormitório estudantil, seu endereço será registrado automaticamente.
  • Prova de seguro de saúde
  • Prova de fundos suficientes para se sustentar: uma bolsa de estudos ou prova de ter acesso a finanças no valor de pelo menos 1.000 Kuna por mês durante 12 meses. O comprovante de recebimento da bolsa é emitido pela pessoa jurídica que concede a bolsa e o comprovante de situação financeira é emitido pelo banco na forma de extrato bancário.
  • Prova de admissão a uma instituição de ensino superior na Croácia, escrita na língua croata.

Quando você deve se inscrever?

Os alunos que enviarem uma solicitação à missão diplomática ou consulado da República da Croácia em seu país de origem devem fazê-lo antes da chegada programada à Croácia. O procedimento normal pode levar três meses ou mais (incluindo o tempo necessário para a tradução de todos os documentos necessários para o croata). Existe também a opção de tramitação rápida do pedido e os estudantes podem solicitá-lo na missão diplomática ou consulado, caso em que pagam uma taxa mais elevada.

A autorização de residência temporária é geralmente concedida pela duração de um ano ou pela duração do ano letivo.

Tempo de processamento

3 Months

Oportunidades de trabalho

Todos os estudantes em tempo integral em instituições de ensino superior croatas podem se inscrever para trabalhos estudantis ocasionais. O mesmo se aplica aos estudantes internacionais.

Na Croácia, o emprego de estudantes em tempo integral é tratado pelo Student Service Centre (Student Services), que possui filiais em todas as cidades universitárias e em outros lugares.

Os estudantes internacionais que frequentam programas de estudos curtos (estudantes de intercâmbio, estudantes convidados) devem verificar com a instituição de ensino superior a que se candidatam se podem ou não trabalhar como estudante ocasional através do centro de atendimento ao estudante e em que condições.

Se um estudante internacional tiver permissão para trabalhar ocasionalmente por meio do Centro de Atendimento ao Aluno, ele/ela pode se registrar indo pessoalmente ao Centro de Atendimento ao Aluno e preenchendo um formulário.

Horas por semana

0

Por que você precisa desse tipo de visto?

Seu pedido de visto pode ser rejeitado se você não conseguir comprovar os fundos necessários ou se fornecer documentos incorretos ou incompletos.