Especialista Em Pós-Graduação Em Culinária Molecular

Culinary Institute of Barcelona

Descrição do Programa

Leia a Descrição Oficial

Especialista Em Pós-Graduação Em Culinária Molecular

Culinary Institute of Barcelona

apresentação

Nos últimos 25 anos, a cozinha evoluiu mais do que nos últimos 250 anos. Culinária é ciência, física e química, então neste curso, você terá cientistas, físicos e químicos ao seu lado, assim como eles estão com os grandes chefs do mundo.

Eles são responsáveis ​​por trazer seus conhecimentos para a cozinha e transmiti-los ao aluno a fim de sistematizar processos, conceituar elaborações, investigar o comportamento dos gases em uma carbonatação ou descobrir o comportamento das emulsões através de um molho utilizando ferramentas e máquinas da mais recente tecnologia

Este curso vai muito além da culinária de vanguarda. Este curso transcende os velhos paradigmas para quebrar as regras e nos levar à gastronomia do futuro, colocando a ciência a serviço da restauração.

Hervé Isto, Nicholas Kurti, Claudi Mans ou Pere Castells, entre outros, foram e são responsáveis ​​por abrir a visão para os chefs, e levá-los a incorporar e usar técnicas em sua cozinha que vão além do fogão.

A ciência já é uma ótima ferramenta para levar a vanguarda à cozinha. Mas não apenas no nível criativo. Você pode melhorar as texturas de um prato tradicional, descobrir novos sabores, analisar a cozinha tradicional e de vanguarda para levá-lo à liofilização dentro de um navio ao redor do mundo. ( Pere Castells)

objetivos

  1. Obtenha uma sólida base científica para desenvolver a culinária molecular.
  2. Descubra as possibilidades culinárias e as novas texturas dos novos ingredientes e seu tratamento.
  3. Conhecer e trabalhar com novas ferramentas, ferramentas e maquinário que são o resultado da inovação tecnológica.
  4. Treine o aluno para elaborar uma proposta de alta gastronomia com os critérios da culinária molecular.
  5. Adquira uma língua e uma cultura especializada que permita aos estudantes realizar seu trabalho com químicos e cientistas.
  6. Identifique as possibilidades e recursos oferecidos pela biodiversidade local para construir uma cozinha global e sua aplicação segmentada.
  7. Adquirir metodologia e hábitos orientados para processos criativos e de inovação.

A quem possa interessar

  • Para aqueles que querem criar e inovar no mundo da culinária profissional.
  • Para os profissionais de cozinha que querem adquirir novos conhecimentos sobre culinária molecular.
  • Para aqueles que querem atualizar a proposta culinária e culinária do seu negócio de catering.
  • Para aqueles que querem completar sua formação culinária em haute cuisine.

Os requisitos de admissão

Os 16 candidatos aceitos neste curso são geralmente pessoas que têm uma paixão pelo mundo da culinária. Além disso, é necessário ter um diploma de chef ou ter pelo menos 3 anos de experiência como chef em uma cozinha profissional.

processo de admissão

  1. Preencha o formulário de admissão e entrega da documentação. Este processo é realizado online a partir deste link.
  2. Entrevista com um dos nossos conselheiros. Um de nossos consultores entrará em contato para fazer uma entrevista pessoal.
  3. Comitê de Admissão. Sua inscrição será apresentada ao comitê de admissões que tomará a decisão final com base nas informações coletadas durante o processo.
  4. Aprovação e reserva. Se a opinião for positiva, você pode se registrar pagando a reserva do lugar. Bem vindo ao CIB!

titulação

Grau próprio de Pós-Graduação concedido pelo CIB

Carga de lição

Prática

O aluno trabalha e coloca em prática seus conhecimentos e desenvolve suas habilidades.

Teórico

Os alunos adquirem conhecimento através da escuta ativa e da observação de um professor ou treinador que é quem os transmite.

Experiencial

Os alunos vivenciam uma experiência de vida na qual eles se sentem um aprendizado concreto, normalmente, com uma intensidade emocional maior do que racional.

Diretores do programa

Pere Castells: Diretor do Especialista em Pós-Graduação em Culinária Molecular

Nascido em Lleida, Pere formou-se em Química na especialidade de Química Orgânica da Universidade de Barcelona em 1979. Trabalhou como professor e diretor no Instituto Molí de la Vila de Capellades.

Em 2003, ele começou a colaborar com a equipe de pesquisa do Bulli Atelier, sendo responsável pelo departamento científico do restaurante El Bulli. Já em 2004 assumiu a responsabilidade do Departamento de pesquisa científico-gastronômica da Fundação Alícia até 2012.

Ele é o coordenador e autor de livros didáticos de Química do Editorial Mc Graw Gill para estudantes do ensino médio. Também no mundo editorial, juntamente com Albert e Ferrán Adrià, é co-autor do livro "Léxico científico-gastronómico" do Editorial Planeta, publicado em 2006, que já foi traduzido para 5 idiomas.

Ele é membro do conselho da ACCA. Curador da exposição Condensed Matter. Culinária científica (Artes Santa Mònica Barcelona, ​​7 de julho a 8 de dezembro de 2010). É também colaborador da revista "Investigación y ciencia" e colaborador científico-gastronômico do curso "Ciência e Culinária" de Harvard (2010-2017).

Foi coordenador da Unitat UB, Bullipèdia da Universidade de Barcelona e da UERCC (Unidade de Educação e Ciência de Réccia i Cuina) da Universidade de Barcelona. Ele publicou recentemente "La cocina del futuro" (2016) e é um colaborador do projeto Mediterranean Gastrocultura.

Pere Planagumà: Diretor do Especialista em Pós-Graduação em Culinária Molecular

Pere começou muito jovem, trabalhando durante os fins de semana em vários restaurantes em Olot, onde combinou o tempo com seus estudos do ensino médio. Depois de terminar seus estudos na Escola de Hospitalidade de Girona, iniciou uma série de etapas de culinária que o levaram a trabalhar no El Bulli (Roses), no La Tour d'Argent (Paris) e no La Rotisserie du Beaujolais (Lyon) e, Sem dúvida, eles condicionaram seu futuro. Após este tempo, ele começou a trabalhar no restaurante Mas Pau com Xavier Sagristà como Chef e Toni Gerez como Maître e sommelier. Mais tarde, Pere entrou como chefe de cozinha no Celler de Can Roca.

Após este período, ele começou a trabalhar como chef no restaurante Les Cols, onde esteve por 15 anos e ganhou 2 estrelas Michelin. Durante todos esses anos, ele combinou seu trabalho nas cozinhas com o ensino como professor do curso de ciências culinárias na Faculdade de Ciências Culinárias da Universidade de Torribera, e também de Ciência e Culinária na Universidade de Harvard, Massachusetts.

Participe de eventos gastronômicos internacionais como Slow Food Torino, Prazeres da mesa São Paulo, Ver o Peso - Belém do Pará, figa - Manaus, Madri Fusão, Gastronomia San Sebastián, Gastronomia e Gastronomia em Girona e Barcelona.

Atualmente, ele está fortemente envolvido com seu novo projeto, o restaurante Rom de Roses, sempre com fortes raízes em seu território e tudo o que acontece lá.

Essa escola oferece programas em:
  • Espanhol
  • Inglês


Última atualização May 23, 2018
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Set. 2018
Duration
Duração
3 meses
Meio Período
Price
Preço
7,500 EUR
Locations
Espanha - Barcelona, Catalunha
Data inicial: Set. 2018
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Set. 2018
Espanha - Barcelona, Catalunha
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações