Leia a Descrição Oficial

Fabricação Digital para Moda

A inovação para o sistema de moda, um dos principais setores da economia italiana, não depende apenas das inovações de produtos, mas o papel que as novas tecnologias digitais têm aplicado aos processos de projeto e produção é cada vez mais crucial. A indústria 4.0, ou manufatura inteligente, é chamada de quarta revolução industrial porque pode redefinir substancialmente a maneira pela qual designers e empresas trabalham e respondem às novas necessidades do mercado e dos consumidores.

Graças à participação de professores e profissionais da área, o curso "Fashion 4.0" enfrenta os temas dedicados às novas tecnologias digitais aplicadas aos processos da indústria da moda que visam apoiar todas as fases do processo criativo e de produção, do design à 3D impressão.

A Indústria 4.0, a tendência que mais influenciará o futuro da economia da moda, configura-se como a ferramenta para revisar os processos tradicionais de produção, renovando-os e ajudando a aumentar a competitividade das empresas de moda italianas.

Em particular, o curso é dedicado aos seguintes tópicos:

  • o sistema de moda hoje, entre inovação e tradição
  • moda e tecnologias digitais
  • aplicação dos principais programas de software no campo da moda: prototipagem virtual, digitalização tridimensional, CAD, modelagem 3D, tecnologias de impressão aditiva

O curso será realizado através de aulas teóricas, um workshop para o design digital de um acessório de moda e um workshop para impressão 3D.

Fatos chave

  • Diretor: Alba Cappellieri
  • Fim do registro: 27 de maio de 2019
  • Início das palestras: 10 de junho de 2019
  • Fim das palestras: 28 de junho de 2019
  • Duração: 4 semanas, 120 horas
  • Freqüência: 80% das classes globais é o mínimo necessário para obter o certificado
  • Local: Milão, Politécnico do Campus Bovisa
  • Valor do curso: € 2. 400 (IVA 22% incluído)

Uma redução do valor econômico igual a 20% para a MFI Estudantes e Ex-Alunos é fornecida, enquanto os assentos duram.

O curso é em italiano.

Durante todo o curso, um Assistente de Ensino Bilíngüe Italiano - Inglês está disponível para estudantes estrangeiros durante o projeto e oficinas de impressão.

Descrição do Curso

Os alunos aprenderão metodologias de design que envolvem o uso da última geração de tecnologias digitais inovadoras. O curso inclui aulas teóricas, exercícios, experimentos práticos e oficinas de design destinadas a aprofundar as diferentes fases do design de produtos de moda, desde a fase de concepção até a fase de impressão 3D.

Os alunos irão explorar métodos de digitalização 3D, aprenderão os limites e vantagens dos diferentes dispositivos. Parte do curso será dedicada à experimentação de software para modelagem digital, desenho CAD e modelagem 3D. Os alunos serão capazes de prototipar fisicamente os produtos usando tecnologias de impressão aditiva e de corte a laser.

Uma vez que as bases teóricas e técnicas para o uso de tecnologias digitais tenham sido aprendidas, os alunos serão incentivados a desenvolver projetos originais no campo de produtos de moda, implementando os conhecimentos adquiridos através das oficinas de design e impressão 3D.

Parceria

O curso “Fashion 4.0” é realizado pela Faculdade do Milano Fashion Institute , composto por acadêmicos e profissionais com diferentes formações: design de moda, engenharia mecânica e gestão de negócios do sistema de moda e é realizado em colaboração com os principais profissionais e empresas de moda. o setor. Uma equipe multidisciplinar garante a mais completa compreensão dos tópicos abordados

Objetivos educacionais

O curso visa preparar os alunos para o mundo do trabalho através do desenvolvimento de projetos cujos sumários são definidos e formulados de forma semelhante àqueles que estão na vanguarda da indústria.

O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de gerenciar as diferentes fases do processo de design no produto de moda de uma forma inovadora.

O objetivo preliminar do curso é fornecer aos alunos conhecimentos úteis para usar ferramentas de varredura virtual, software de projeto 3D e tecnologias de produção através de impressão aditiva aplicada ao setor. O objetivo final é ser capaz de projetar digitalmente produtos de moda e gerenciar processos de modelagem e produção.

Por que fazer este curso

Atualmente, as tecnologias digitais são cada vez mais usadas em muitos setores de produção e estão mudando profundamente toda a cadeia de suprimentos. Sua aplicação ao campo da moda é uma realidade. Os novos designers devem adaptar-se à mudança que está ocorrendo: hoje projetar significa não apenas ter criatividade, mas também saber usar as ferramentas certas. Este curso permite desenvolver habilidades úteis para trabalhar na indústria da moda 4.0.

Modelo de ensino

O modelo educacional é composto da seguinte forma:

  • Aulas teóricas em sala de aula
  • Exercícios
  • Workshops de Projeto e Prototipagem

As palestras tradicionais em sala de aula são alternadas com discussões de casos, reuniões com profissionais do setor, atividades de exercícios em sala de aula e oficinas de design.

No final do curso, um certificado MFI é entregue a cada aluno.

Cursos

O curso está estruturado em 4 módulos:

  • Módulo 1: Sistema de Moda na Era Digital
  • Módulo 2: Ferramentas Digitais para Moda
  • Módulo 3: Workshop de Projeto
  • Módulo 4: Oficina de Prototipagem Digital

Processo de seleção

O processo de seleção será baseado na avaliação do currículo e do formulário de inscrição.

Aplicação

Para se candidatar a admissão, o candidato deve:

  1. Preencha o formulário de inscrição on-line, disponível aqui
  2. Anexar o CV em formato europeu no formulário de inscrição on-line, disponível aqui

Depois de receber os documentos, o Milano Fashion Institute informará o candidato sobre o resultado final da seleção (admissão ou não admissão).

Requisitos de admissão

Para se candidatar à admissão no curso, o candidato deve ter um bom conhecimento do software Illustrator, do Photoshop, do pacote Adobe e do software de modelagem digital.

Compromisso financeiro

Os participantes são obrigados a ter um compromisso significativo, tanto pessoal como financeiramente.

O custo total é de € 2.400, a pagar da seguinte forma:

  • 1ª parcela
  • 2ª parcela

Os custos incluem uma parte do material de estudo e o uso das instalações do Instituto.

A ajuda financeira é fornecida para os estudantes de mestrado Milano Fashion Institute e Alumni Milano Fashion Institute .

Programa ministrado em:
Italiano

Ver mais 5 programa(s) oferecido(s) por Milano Fashion Institute »

Última atualização November 8, 2018
Este curso é Campus based
Data de início
Junho 10, 2019
Duration
4 semanas
Período integral
Preço
2,400 EUR
Deadline
Maio 27, 2019
Por local
Por data
Data de início
Junho 10, 2019
Data de término
Junho 28, 2019
Prazo para inscrição
Maio 27, 2019

Junho 10, 2019

Location
Prazo para inscrição
Maio 27, 2019
Data de término
Junho 28, 2019