Curso em Artes no Brasil

Compare Cursos em Artes no Brasil 2017

Artes

Os cursos são matérias acadêmicas ensinadas por profissionais qualificados que visam aprimorar o conhecimento do participante em uma área específica ou em uma determinada disciplina. Os cursos variam em termos de duração, tamanho e conteúdo.

Melhores Estudos de Curso em Artes no Brasil 2017

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Direção de Arte

Miami Ad School - Rio de Janeiro
campus Período integral October 2017 Brasil Estado do Rio

Na Miami Ad School/ESPM um diretor de arte é feito do jeito que o mercado pede: completo. A Miami Ad School/ESPM é uma escola de excelência global. Aqui você vai aprender a fazer, refazer e fazer de novo. [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. Direção de Arte Mais do que deixar bonito, é preciso pensar criativamente. Na Miami Ad School/ESPM um diretor de arte é feito do jeito que o mercado pede: completo. Fazer o layout não é mais suficiente. Um diretor de arte precisa saber criar, conceituar e até escrever. Como se isso já não bastasse, você pode aprender numa das cidades mais bonitas do Brasil: o Rio de Janeiro. Os olhos do mundo estão voltados para cá. Que tal voltar seus olhos para o mundo? A Miami Ad School/ESPM é uma escola de excelência global. Aqui você vai aprender a fazer, refazer e fazer de novo. Depois disso, você vai poder levar sua carreira pra onde você quiser. Dizem que para brilhar é preciso estar no lugar certo, na hora certa. Então se você ainda não acordou, aqui vai uma dica: A hora é agora. O lugar é o Rio de Janeiro. No fim, vão faltar adjetivos para descrever o seu trabalho, assim como faltam para descrever o Rio. PROGRAMA CAMPANHAS INTEGRADAS Nessa disciplina você vai trabalhar duro. Não vai pensar apenas em formatos: prints, banners, filmes. Vai pensar numa BIG IDEA. Algo maior que possa se multiplicar em várias plataformas sem perder a força ou o brilhantismo. Vai entender que hoje todo o trabalho de comunicação é integrado. Todas as ações conversam entre si e não são apenas cópias adaptadas. Existe inclusive uma categoria no Festival de Cannes para isso: Titanium and Integrated Lions awards. CRIAÇÃO DE PRODUTO O mundo das ideias não se limita às campanhas tradicionais. Hoje o cliente espera que você tenha ideias que melhorem o negócio dele. Ideias brilhantes, frescas e que o consumidor se envolva. Nessa disciplina o aluno vai pensar algo que possa somar ao produto ( exemplo: latinhas falantes da Skol) e que, a partir dessa ideia, seja criada uma plataforma de comunicação integrada. CULTURA POP Primeiro que criativo não pode se alimentar só de propaganda. Até porque o mundo é cheio de influências.Vamos falar de cultura pop. Cada vez mais propaganda e cultura pop se misturam. Cada vez mais a propaganda quer fazer parte da cultura pop de uma sociedade.Você tem que passar a produzir cultura pop para marcas e produtos. E o que é exatamente um produto pop? Neste curso, aprofundamos esta discussão e investigamos diversos fenômenos culturais e artísticos, dos quadrinhos ao cinema, da literatura à música. Parte das aulas conta com convidados como músicos, animadores, cartunistas, etc, que dividem com os alunos suas experiências práticas. DESIGN E LAYOUT Essa disciplina desenvolve habilidades em vários estilos e técnicas de layout, do esboço mais básico ao layout mais completo. Enfatizamos a importância de não utilizar excessivamente o computador. O computador jamais terá uma ideia; você não encontrará os seus conceitos nele. DIGITAL 1: CONCEITOS BÁSICOS Você é criativo e não entende nada de web? Agora vai ter que entender. O mundo on e o mundo off estão cada vez mais num único mundo. E todo criativo tem que aprender a pensar ideias, não importa os meios. Nessa primeira disciplina de digital, o aluno vai ter um equilíbrio entre parte conceitual e parte técnica. Mas não se assuste, não vamos ser chatos. Você vai entender o cenário da comunicação; como era e para onde caminha; tipos de interfaces digitais; tecnologias digitais; formas de publicidade na internet: banner simples com interação / richmedia / e-mail marketing; hotsites / sites / redes sociais, links patrocinados e o que mais for inventado até o início das aulas. DIGITAL 2 : CAMPANHAS Nessa disciplina você vai pensar grande digitalmente falando. Vai entender como pensar as campanhas. Como ampliar um conceito criativo em vários formatos digitais. Ter ideias que conversem e que juntas criem uma experiência inesquecível para o consumidor. Vai discutir cases famosos e pensar formatos que nem existem ainda. Vai aprender a pensar e usar novas tecnologias, entender novos vocabulários. DIGITAL 3: MÍDIA SOCIAL E MOBILE Nada é tão falado, tão celebrado no mundo das tecnologias do que mídias sociais e mobile. Nenhum cliente hoje que se preze pode ficar de fora das redes sociais. Você vai estudar cases clássicos premiados e aprender a ter ideias usando as mídias sociais. Vai também entender que o celular é a grande mídia do século 21. Vai entender como pensar um aplicativo para celular e como colocar essa ideia dentro de um contexto maior. ESCREVENDO ROTEIROS DE COMERCIAIS Os 30 segundos não estão sozinhos. Hoje, escrever um roteiro criativo de publicidade tem inúmeras soluções. Não importa se é comercial de TV, cinema ou other screens como celulares e computadores.As narrativas lineares e clássicas convivem com a irreverência da internet e dos virais. FAÇA BONITO: APRESENTE BEM SUAS IDEIAS Apresentar ideias é tão importante quanto ter ideias. Nessa disciplina você vai aprender a apresentar melhor seus trabalhos. A contar melhor uma ideia. A fazer um board bem feito, exatamente como as agências inscrevem nas grandes premiações internacionais. Vai entender como criar um videocase. Uma campanha integrada hoje precisa de um bom videocase de apresentação. FOTOGRAFIA BÁSICA Essa disciplina lhe ensinará as habilidades básicas da fotografia, como a câmera funciona, lentes e que tipo de filme utilizar para diferentes tipos de condições. Outro objetivo é ensiná-lo a utilizar a câmera para a visualização criativa. Lembre-se, esta escola desencoraja totalmente o uso de fotografias de bancos de imagens. O aluno deve se tornar um bom fotógrafo e nunca depender de um catálogo de fotografias tiradas por outras pessoas. FOTOGRAFIA DE ESTÚDIO Você irá rever iluminação de estúdio e problemas de estúdio e então se aprofundará nos tipos de tarefas difíceis, que surgem em um estúdio de fotografia publicitária. As tarefas são várias: ex­igências incomuns de iluminação, moda, grupos de pessoas, equilíbrio de cores e retratos. Você estudará o negócio da fotografia, incluindo como conquistar/manter clientes, como cobrar pelo seu trabalho e como receber o justo e merecido. GAMES A área de games rende, hoje, mais dinheiro que todas as grandes produções de Hollywood somadas. Essa é uma audiência que não pode ser desprezada quando buscamos novos canais para veicular mensagens. Esse curso busca embasar o aluno com conceitos de games, boardgames, advergames, serious games e ARGs (Alternate Reality Games) como ferramentas de comunicação. As aulas serão expositivas, com análises de cases, discussões em grupo e alguns exercícios em laboratórios. ILUSTRAÇÃO Nessa disciplina você terá contato com o processo de ilustração, suas técnicas e estilos. Aprenderá como se comunicar através da ilustração na propaganda, sempre relevando seus conceitos básicos: luz, sombra e perspectiva. IMAGEM RASTER/MÍDIA ELETRÔNICA (PHOTOSHOP BÁSICO) O curso ensina ao aluno o conceito de imagem raster através do uso do programa Adobe Photoshop. Resolução, tamanho, dimensão, profundidade de cor, técnicas de edição, tratamento de imagem e ilustração. Teoria das cores, produção para mídia eletrônica, são alguns tópicos abordados. Mesclando nas aulas conceitos técnicos necessários para que o aluno adquira a compreensão da aplicação com a prática do software, levamos o aluno a buscar suas próprias soluções para a execução de suas ideias, desvinculando criação e técnica. IMAGEM VETORIAL / MÍDIA IMPRESSA (ILLUSTRATOR/INDESIGN) O curso ensina ao aluno o conceito de imagem vetorial através do uso dos programas Adobe Illustrator e InDesign. Começando com o estudo de desenho e ilustração o aluno aprende os princípios da edição vetorial (pontos âncora e vetores) e técnicas de ilustração utilizando o programa Adobe Illustrator. Após apresentação de conceitos sobre mídia impressa e produção editorial o aluno aprende as técnicas básicas da editoração eletrônica com o programa Adobe InDesign. INTRODUÇÃO À HYPERMÍDIA (FLASH BÁSICO) O curso ensina ao aluno o que é hypermídia e a maneira de produzi-la, começando pelo planejamento e roteirização passando pelas técnicas de produção de desenhos, animações, sites, etc, bem como conceitos básicos de programação e interatividade com o uso do programa Adobe Flash. INTRODUÇÃO À TIPOGRAFIA O objetivo dessa disciplina é fazer com que o aluno se apaixone pela forma tipográfica por meio do estudo da história dos tipos de impressão. Os desenvolvimentos estilísticos importantes dos grandes designers de tipos, antigos e atuais, são a base do design com tipos de impressão. LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA Essa é uma disciplina de criação com visão de produção. Você recebe informações sobre storyboards, técnica de câmera, efeitos sonoros, música, compreensão básica de edição e como planejar uma pré-produção. E, depois disso tudo, você ainda tem que pensar em ideias brilhantes de roteiros e produzi-los no final da disciplina. Vamos deixar você um criativo que sabe opinar e ajudar um diretor de filmes numa produção de comerciais. LINGUAGEM GRÁFICA Aqui é o abc da direção de arte. É um curso eminentemente prático destinado a complementar a formação do diretor de arte de maneira específica em aspectos formais da função, tais como usos da tipografia, fotografia, ilustração e outros elementos gráficos. Visa também ajudar o aluno a entender e determinar pesos e hierarquias desses elementos gráficos na elaboração de peças publicitárias, de maneira que permita que ele estabeleça a melhor maneira de expressar um determinado conceito ou ideia de campanha em diversos formatos de mídias, tradicionais ou não. MÍDIA IMPRESSA AVANÇADA: CONCEITOS E IDEIAS VISUAIS Ok, você já sabe o básico. Agora, vai sofrer para se superar e ter ideias muito boas, acima da média. Ideias brilhantes no conteúdo e na execução. Que encham os olhos dos mais duros criativos. Essa disciplina é sempre dada por um grande diretor de arte de uma grande agência. Como dissemos, prepare-se que o pior nem começou. MÍDIA IMPRESSA BÁSICA Nessa disciplina, o aluno aprende uma grande variedade de técnicas de propaganda que vai ajudá-lo a pensar criativamente. Os primeiros passos para entender direção de arte e como uma ideia funciona visualmente. PLANEJAMENTO É COISA DE CRIATIVO TAMBÉM O que é uma estratégia? Estratégia de marca versus estratégia criativa? Por que é importante entender uma estratégia? Cada vez mais o criativo tem que entender de planejamento e organizar um raciocínio. Tem que fazer o caminho antes de criar. Você quer ser criativo? Então, tudo isso lhe diz respeito. PRODUÇÃO DE VIDEOCASE USANDO AFTER EFFECTS Ok, você sabe pensar um videocase. Mas, sabe, na real, fazer? Essa disciplina foi criada para que o aluno tenha suporte técnico para desenvolver, editar e o que mais for preciso para produzir o seu videocase. Essa aula é dada por um professor que produz videocases que ganham Leões em Cannes. Não é pouco coisa. REDAÇÃO: COMECE COM UMA IDEIA Primeira disciplina de redação publicitária do curso. Seu primeiro contato com um vocabulário de propaganda mais sofisticado. Aqui você vai entender que tudo começa com aprender a ter ideias. De todos os tamanhos e formatos. Aprenderá técnicas de redação: desenvolvimento de textos e títulos. Vai dar os primeiros passos sobre conceituação. E o principal: começará a desenvolver um critério. Este vai ajudar você a distinguir o que é um trabalho criativo e o que não é. E, claro, vai trabalhar muito. STUDENT COMPETITIONS Esta disciplina é uma prova de fogo para o aluno. Nela, você estuda ideias premiadas e por que elas foram premiadas. E, como exercício de classe, você participa de grandes competições internacionais para estudantes. Nossos alunos já ganharam vários prêmios internacionais. Chegou a sua vez. É ou não é um grande desafio? TRATAMENTO DE IMAGEM AVANÇADO Técnicas Avançadas do software Photoshop. TIPOGRAFIA AVANÇADA Essa disciplina pesquisa os líderes do passado e do presente no design tipográfico. O aluno revê a história dos tipos e os extraordinários designers antigos de tipos gráficos. O aluno aplica o que aprendeu a uma variedade de projetos que incluem pôsteres, capas de CD e fol­hetos. TUDO PODE SER MÍDIA: OOH a guerrilha Nas polêmicas discussões sobre a sobrevivência dos comerciais de TV e das páginas duplas de revista, surge a necessidade de explorar outras formas de mídias nunca antes pensadas. Nessa disciplina, sua ideia criativa irá para lugares onde ela nunca pensou em estar. Seja de peças out of home (dos tradicionais outdoors ao sofisticado mobiliário urbano moderno), seja de peças alternativas ou de guerrilha. Pensar fora da caixa. USER EXPERIENCE As agências estão cada vez mais construindo plataformas digitais duradouras para seus clientes. Para que esses produtos digitais sejam criados, existem técnicas derivadas do Design de Interação para ajudar o criativo nesse processo. Entre os assuntos ensinados no curso estão: metodologias de pesquisa e síntese, design thinking e design strategy, processos de ideação voltados para a criação de produtos digitais, além dos principais conceitos de arquitetura de informação e usabilidade. VÍDEO STORYTELLING Como contar uma história transmídia que se desdobra através de múltiplas plataformas? Como fazer a marca criar seu próprio conteúdo com a participação de seus fãs, disseminando assim sua própria história? Nessa aula, vamos ver grandes cases de sucesso, aprender a pensar para diversas mídias e conhecer profissionais que estão criando e produzindo histórias transmídias para seus clientes. PORTFÓLIO Essa é a disciplina final. Nela, vamos avaliar seus dois anos de escola e selecionar quais as mel­hores peças que vão compor o seu portfólio. Selecionar, diga se de passagem, é também fazer novas peças. Ninguém sai da escola sem um portfólio, no mínimo, ótimo. É a regra! Este trimestre será muito mais árduo do que você imagina. O objetivo é desenvolver um portfólio que reflita de maneira honesta suas habilidades e pontos fortes. É a revisão geral, um check-up de tudo que está indo bem ou se precisamos mudar alguma coisa. Essa disciplina tem um grande diferencial: além da orientação de portfólio, você terá uma aula com um headhunter, que dará dicas de como você deve se apresentar para o mercado. Você terá 10 encontros com o seu orientador ao vivo ou pela internet. E no final apresentará o seu portfólio num evento que mistura portfólio night com formatura. [-]

Design Gráfico

Miami Ad School - Rio de Janeiro
campus Período integral October 2017 Brasil Estado do Rio

Na Miami Ad School/ESPM, o aluno aprende a ter um olhar de designer gráfico, e o mais importante: aprende que não existe nada sem uma boa ideia. Para isso, montamos um currículo que reúne os fundamentos do design gráfico com novas disciplinas (user experience, motion e digital) e o pensamento criativo. [+]

Design Gráfico Sabe o que o Rio de Janeiro tem a ver com o Design Gráfico? Tudo. Da calçada de Copacabana às curvas do Pão de Açúcar, das cores da Rocinha, até a beleza colossal do Cristo. Tudo é design. Na Miami Ad School/ESPM, o aluno aprende a ter um olhar de designer gráfico, e o mais importante: aprende que não existe nada sem uma boa ideia. Para isso, montamos um currículo que reúne os fundamentos do design gráfico com novas disciplinas (user experience, motion e digital) e o pensamento criativo. Assim, você vai poder trabalhar em lugares onde suas boas ideias são bem-vindas: escritórios de design, agências de publicidade, produtoras. Afinal, o design gráfico é isto: a união da inspiração certa com uma grande ideia. E cá, pra nós, a inspiração o Rio de Janeiro te dá, as boas ideias a Miami Ad School/ESPM te ensina. PROGRAMA BRANDING 1 Essa matéria tem dois objetivos: entender a visão de branding e o processo de criação de uma marca. Na primeira parte, você vai aprender a traduzir os valores de uma companhia, produto ou serviço em uma marca que se diferencie no mercado, seja relevante e se conecte com o consumidor. Na segunda parte, você se aprofunda no processo de criação da marca, estudando práticas existentes, tendências, concorrência e benchmarks. BRANDING 2 Essa matéria também se divide em duas partes: Arquitetura da marca e Implementação da marca. Em arquitetura, você vai entender as estratégias para a criação uma marca, seja uma individual ou uma família de marcas, os prós e contras de cada cenário e os elementos que podem ser agrupados: endossos, descritivos, taglines, etc. Na segunda parte, aprende como implementar a marca, desde os guidlines de aplicação até o lançamento da marca. CONCEITOS INTERATIVOS As plataformas de comunicação se ampliaram e você, como futuro designer, precisa entender como se comportam seus projetos, desde o impresso até as telas do iPad e dos SmartPhones. Esta matéria tem como objetivo ensinar a você os princípios da interatividade aplicados às mídias tradicionais e às mídias digitais. Novas tecnologias, como realidade aumentada, QR codes, RFIDs, são exploradas de modo a dar mais ferramentas para o desenvolvimento de soluções criativas que surpreendam o consumidor em qualquer lugar: seja no ponto de vendas, na embalagem dos produtos ou quando o consumidor esteja em movimento. CULTURA POP Primeiro que criativo não pode se alimentar só de propaganda. Até porque o mundo é cheio de influências.Vamos falar de cultura pop. Cada vez mais propaganda e cultura pop se misturam. Cada vez mais a propaganda quer fazer parte da cultura pop de uma sociedade.Você tem que passar a produzir cultura pop para marcas e produtos. E o que é exatamente um produto pop? Neste curso, aprofundamos esta discussão e investigamos diversos fenômenos culturais e artísticos, dos quadrinhos ao cinema, da literatura à música. Parte das aulas conta com convidados como músicos, animadores, cartunistas, etc, que dividem com os alunos suas experiências práticas. DESIGN E LAYOUT O objetivo dessa matéria é apresentar e discutir os princípios e fundamentos do design gráfico. Serão apresentadas referências, tendências e benchmarks do mercado por meio de exercícios práticos e análise de casos do design contemporâneo. DESIGN EDITORIAL É uma das disciplinas mais emblemáticas do design gráfico. Os conceitos de grades, integração de ilustração, fotografia e tipografia servem de base não só para a diagramação de revistas, jornais e livros mas também para as novas mídias digitais. DESIGN DE EMBALAGEM AVANÇADO Essa matéria aprofunda o estudo do design de embalagem, identificando os elementos críticos para um projeto de sucesso: público-alvo, canal de vendas, diferenciais do produto, tendências, custos e mercados globais. DESIGN DE EMBALAGEM BÁSICO Mais do que um meio de armazenamento e transporte de um produto, a embalagem identifica simbolicamente o produto e possibilita aos consumidores uma relação afetiva como ele. Em muitos casos, o consumidor não dissocia a embalagem do seu conteúdo, que são ao mesmo tempo expressão e atributo do conteúdo. Para muitas empresas, esse é o único meio de comunicação do seu produto com o mercado. Nessa materia, você vai aprender como os aspectos técnicos e de comunicação se relacionam em um bom projeto de embalagem. DESIGN INFLUENCES Uma viagem pelos fatos que marcaram a história do modernismo e do design gráfico como força de comunicação. Como os movimentos culturais influenciaram a estética e o processo de desenvolvimento do design nos dias de hoje. EXPERIÊNCIA DE MARCA Você vai aprender a direcionar o valor da marca e suas características visuais para uma experiência completa, que encanta e surpreende. Seja desenvolvendo uma loja, um projeto de wayfinding ou um evento. Nos projetos, vamos desenvolver a percepção tridimensional e explorar outros sentidos além da visão. FOTOGRAFIA BÁSICA Uma boa foto depende de duas coisas: domínio da técnica, e da linguagem fotográfica. Nessa matéria você vai aprender como empregar os recursos de uma câmera SLR digital a serviço da formação da imagem. FOTOGRAFIA CRIATIVA EM ESTÚDIO Nessa matéria, você vai aprender as técnicas de iluminação em estúdio, as particularidades de cada tipo de projeto e questões relacionadas ao negócio da fotografia, como relação com clientes, como cobrar pelo seu trabalho, etc. ILUSTRAÇÃO EXPERIMENTAL Reflexão sobre estilo e linguagem, exercícios de técnica de ilustração básica, perspectiva, anatomia, luz, sombra e cores. E a relação entre agência e produtora de imagem, custos e contratos. IMAGEM VETORIAL E EDITORAÇÃO Nessa material, você vai aprender as características da imagem vetorial com o programa Adobe Illustrator e as técnicas básicas de editoração eletrônica com Adobe InDesign. IMPACTO VISUAL Nessa disciplina, você vai ser estimulado a explorar novas possibilidades e linguagens visuais, criando e combinando técnicas. Questionar o estabelecido, mudar os processos e aprender fazendo. Um espaço vivo para experimentações com o objetivo de criar visuais surpreendentes. INTERACTIVE DESIGN A tecnologia está cada vez mais integrada à vida das pessoas, e o papel do interactive designer é fundamental nesse processo. Cabe a ele, por um lado, organizar e simplificar informações complexas, e, por outro criar ambientes e experiências inesquecíveis. LINGUAGEM GRÁFICA Aqui é o abc da direção de arte. É um curso eminentemente prático destinado a complementar a formação do diretor de arte demaneira específica em aspectos formais da função, tais como usos da tipografia, fotografia, ilustração e outros elementos gráficos. Visa também ajudar o aluno a entender e determinar pesos e hierarquias desses elementos gráficos na elaboração de peças publicitárias, de maneira que permita que ele estabeleça a melhor maneira de expressar um determinado conceito ou ideia de campanha em diversos formatos de mídias, tradicionais ou não. LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA Essa é uma disciplina de criação com visão de produção. Você vai aprender sobre storyboards, técnica de câmera, efeitos sonoros, música, compreensão básica de edição e como planejar uma pré-produção. E, depois disso tudo, você ainda tem que pensar em ideias brilhantes de roteiros e produzi-los no final da disciplina. MANIPULAÇÃO DE IMAGENS AVANÇADO Um estudo mais aprofundado sobre as técnicas de tratamento de imagens. Noções do fluxo de trabalho, modos de mesclagem, máscaras de layer, transparência, aplicação de artes, retoque de pele humana, montagens complexas, etc. MANIPULAÇÃO DE IMAGEM BÁSICO Aprenda as características básicas da imagem bitmap, como resolução, tamanho, dimensão, profundidade de cor. E as técnicas de edição, tratamento de imagem e ilustração no programa Adobe Photoshop. MOTION DESIGN Design gráfico em movimento. Aberturas de filmes, video-clips, vinhetas e pacotes gráficos para televisão. Nessa matéria você vai aprender como pensar em tempo e criar uma peça audio visual. PENSAMENTO CRIATIVO NO DESIGN Antes de se preocupar com a aparência que as coisas vão ter, você precisa encontrar uma solução inovadora para um problema. Como chamar a atenção e passar a sua mensagem em meio a tantos estímulos? Como conquistar não só a mente mas o coração das pessoas e criar uma conexão duradoura? Nessa matéria vamos discutir técnicas, métodos e formas diferentes de pensar sobre o problema e as soluções. PORTIFÓLIO Essa é a disciplina final. Nela, vamos avaliar seus dois anos de escola e selecionar quais as mel­hores peças que vão compor o seu portfólio. Selecionar, diga se de passagem, é também fazer novas peças. Ninguém sai da escola sem um portfólio, no mínimo, ótimo. É a regra! Este trimestre será muito mais árduo do que você imagina. O objetivo é desenvolver um portfólio que reflita de maneira honesta suas habilidades e pontos fortes. É a revisão geral, um check-up de tudo que está indo bem ou se precisamos mudar alguma coisa. Essa disciplina tem um grande diferencial: além da orientação de portfólio, você terá uma aula com um headhunter, que dará dicas de como você deve se apresentar para o mercado. Você terá 10 encontros com o seu orientador ao vivo ou pela internet. E no final apresentará o seu portfólio num evento que mistura portfólio night com formatura. PRODUÇÃO GRÁFICA Aprenda as técnicas de impressão e acabamento existentes no mercado, os prós e contras de cada método e como aproveitar essas características para potencializar a sua ideia. PROJETOS EM 3D Para desenhar um ambiente, uma animação ou um novo produto, o 3D é uma ferramenta cada vez mais necessária no dia a dia do designer. Você vai aprender o básico de modelagem, texturização e iluminação para aplicar aos seus projetos. STUDENT COMPETITION Essa disciplina é uma prova de fogo para o aluno. Nela, você estuda ideias premiadas e por que elas foram premiadas. E, como exercício de classe, você participa de grandes competições internacionais para estudantes. Nossos alunos já ganharam vários prêmios internacionais. Chegou a sua vez. TIPOGRAFIA AVANÇADA O objetivo agora é entender como o uso da tipografia pode potencializar a mensagem, seja representando uma palavra ou associado a uma imagem. O tipo como o principal condutor da ideia. TIPOGRAFIA BÁSICA O uso da tipografia é um dos mais importantes fundamentos da comunicação visual. Nessa matéria, você vai estudar a história das tipologias clássicas e contemporâneas e entender as características que definem os tipos e suas aplicações. TYPEFACE DESIGN Essa disciplina se concentra em produzir uma fonte tipográfica. O processo criativo começa com a caligrafia, passa pelos estudos de forma e proporção e termina com vetorização e produção do arquivo da fonte. USER EXPERIENCE DESIGN Com o crescimento das mídias sociais, celulares e tablets, a experiência do usuário vem se tornando cada vez mais importante para que as interações com a marca nesses ambientes sejam aproveitadas ao máximo. Você vai aprender técnicas de design de interação, usabilidade, arquitetura de informação e design thinking. Esses conceitos vão ajudar a desenvolver websites e aplicativos que sejam inovadores, fáceis de navegar e que apresentem a informação de forma clara e intuitiva. [-]

Design Gráfico

Miami Ad School - São Paulo
campus Período integral October 2017 Brasil São Paulo

O que a Miami/ESPM pode fazer por você? Montamos um currículo que reúne os fundamentos do design gráfico com novas disciplinas (user experience, motion e digital) e o pensamento criativo. [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. Design Gráfico Entre o caminho da esquerda e o da direita, escolha o do meio. Quem faz Design Gráfico precisa ter uma mente inquieta. Porque escolhe mais que uma profissão, escolhe um estilo de vida. Além de estar de olho nas tendências e nos detalhes, é preciso ficar de olho nas ideias. Aprender novas maneiras de resolver problemas de comunicação cada vez mais complexos. Porque na Miami Ad School/ESPM o Design Gráfico é assim: além da marca, embalagem, peça gráfica. Pode ser um ambiente, uma ferramenta interativa, um filme. Tudo pode ser design. Aqui o designer aprende a ser um conciliador. Juntando o simples ao complexo, o comum ao extraordinário, o comercial ao autoral, o clássico ao moderno. Transformando cada peça em um trabalho único. Designers são pessoas que olham para o mundo com curiosidade e desejo de fugir do ordinário e melhorar a vida das pessoas. O que a Miami/ESPM pode fazer por você? Montamos um currículo que reúne os fundamentos do design gráfico com novas disciplinas (user experience, motion e digital) e o pensamento criativo. E como bom criativo, o seu trabalho é ter boas ideias. E você vai poder trabalhar em lugares onde suas boas ideias são bem-vindas: escritórios de design, agências de publicidade, produtoras. PROGRAMA BRANDING 1 Essa matéria tem dois objetivos: entender a visão de branding e o processo de criação de uma marca. Na primeira parte, você vai aprender a traduzir os valores de uma companhia, produto ou serviço em uma marca que se diferencie no mercado, seja relevante e se conecte com o consumidor. Na segunda parte, você se aprofunda no processo de criação da marca, estudando práticas existentes, tendências, concorrência e benchmarks. BRANDING 2 Essa matéria também se divide em duas partes: Arquitetura da marca e Implementação da marca. Em arquitetura, você vai entender as estratégias para a criação uma marca, seja uma individual ou uma família de marcas, os prós e contras de cada cenário e os elementos que podem ser agrupados: endossos, descritivos, taglines, etc. Na segunda parte, aprende como implementar a marca, desde os guidlines de aplicação até o lançamento da marca. CONCEITOS INTERATIVOS As plataformas de comunicação se ampliaram e você, como futuro designer, precisa entender como se comportam seus projetos, desde o impresso até as telas do iPad e dos SmartPhones. Esta matéria tem como objetivo ensinar a você os princípios da interatividade aplicados às mídias tradicionais e às mídias digitais. Novas tecnologias, como realidade aumentada, QR codes, RFIDs, são exploradas de modo a dar mais ferramentas para o desenvolvimento de soluções criativas que surpreendam o consumidor em qualquer lugar: seja no ponto de vendas, na embalagem dos produtos ou quando o consumidor esteja em movimento. CULTURA POP Primeiro que criativo não pode se alimentar só de propaganda. Até porque o mundo é cheio de influências.Vamos falar de cultura pop. Cada vez mais propaganda e cultura pop se misturam. Cada vez mais a propaganda quer fazer parte da cultura pop de uma sociedade.Você tem que passar a produzir cultura pop para marcas e produtos. E o que é exatamente um produto pop? Neste curso, aprofundamos esta discussão e investigamos diversos fenômenos culturais e artísticos, dos quadrinhos ao cinema, da literatura à música. Parte das aulas conta com convidados como músicos, animadores, cartunistas, etc, que dividem com os alunos suas experiências práticas. DESIGN E LAYOUT O objetivo dessa matéria é apresentar e discutir os princípios e fundamentos do design gráfico. Serão apresentadas referências, tendências e benchmarks do mercado por meio de exercícios práticos e análise de casos do design contemporâneo. DESIGN EDITORIAL É uma das disciplinas mais emblemáticas do design gráfico. Os conceitos de grades, integração de ilustração, fotografia e tipografia servem de base não só para a diagramação de revistas, jornais e livros mas também para as novas mídias digitais. DESIGN DE EMBALAGEM AVANÇADO Essa matéria aprofunda o estudo do design de embalagem, identificando os elementos críticos para um projeto de sucesso: público-alvo, canal de vendas, diferenciais do produto, tendências, custos e mercados globais. DESIGN DE EMBALAGEM BÁSICO Mais do que um meio de armazenamento e transporte de um produto, a embalagem identifica simbolicamente o produto e possibilita aos consumidores uma relação afetiva como ele. Em muitos casos, o consumidor não dissocia a embalagem do seu conteúdo, que são ao mesmo tempo expressão e atributo do conteúdo. Para muitas empresas, esse é o único meio de comunicação do seu produto com o mercado. Nessa materia, você vai aprender como os aspectos técnicos e de comunicação se relacionam em um bom projeto de embalagem. DESIGN INFLUENCES Uma viagem pelos fatos que marcaram a história do modernismo e do design gráfico como força de comunicação. Como os movimentos culturais influenciaram a estética e o processo de desenvolvimento do design nos dias de hoje. EXPERIÊNCIA DE MARCA Você vai aprender a direcionar o valor da marca e suas características visuais para uma experiência completa, que encanta e surpreende. Seja desenvolvendo uma loja, um projeto de wayfinding ou um evento. Nos projetos, vamos desenvolver a percepção tridimensional e explorar outros sentidos além da visão. FOTOGRAFIA BÁSICA Uma boa foto depende de duas coisas: domínio da técnica, e da linguagem fotográfica. Nessa matéria você vai aprender como empregar os recursos de uma câmera SLR digital a serviço da formação da imagem. FOTOGRAFIA CRIATIVA EM ESTÚDIO Nessa matéria, você vai aprender as técnicas de iluminação em estúdio, as particularidades de cada tipo de projeto e questões relacionadas ao negócio da fotografia, como relação com clientes, como cobrar pelo seu trabalho, etc. ILUSTRAÇÃO EXPERIMENTAL Reflexão sobre estilo e linguagem, exercícios de técnica de ilustração básica, perspectiva, anatomia, luz, sombra e cores. E a relação entre agência e produtora de imagem, custos e contratos. IMAGEM VETORIAL E EDITORAÇÃO Nessa material, você vai aprender as características da imagem vetorial com o programa Adobe Illustrator e as técnicas básicas de editoração eletrônica com Adobe InDesign. IMPACTO VISUAL Nessa disciplina, você vai ser estimulado a explorar novas possibilidades e linguagens visuais, criando e combinando técnicas. Questionar o estabelecido, mudar os processos e aprender fazendo. Um espaço vivo para experimentações com o objetivo de criar visuais surpreendentes. INTERACTIVE DESIGN A tecnologia está cada vez mais integrada à vida das pessoas, e o papel do interactive designer é fundamental nesse processo. Cabe a ele, por um lado, organizar e simplificar informações complexas, e, por outro criar ambientes e experiências inesquecíveis. LINGUAGEM GRÁFICA Aqui é o abc da direção de arte. É um curso eminentemente prático destinado a complementar a formação do diretor de arte de maneira específica em aspectos formais da função, tais como usos da tipografia, fotografia, ilustração e outros elementos gráficos. Visa também ajudar o aluno a entender e determinar pesos e hierarquias desses elementos gráficos na elaboração de peças publicitárias, de maneira que permita que ele estabeleça a melhor maneira de expressar um determinado conceito ou ideia de campanha em diversos formatos de mídias, tradicionais ou não. LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA Essa é uma disciplina de criação com visão de produção. Você vai aprender sobre storyboards, técnica de câmera, efeitos sonoros, música, compreensão básica de edição e como planejar uma pré-produção. E, depois disso tudo, você ainda tem que pensar em ideias brilhantes de roteiros e produzi-los no final da disciplina. MANIPULAÇÃO DE IMAGENS AVANÇADO Um estudo mais aprofundado sobre as técnicas de tratamento de imagens. Noções do fluxo de trabalho, modos de mesclagem, máscaras de layer, transparência, aplicação de artes, retoque de pele humana, montagens complexas, etc. MANIPULAÇÃO DE IMAGEM BÁSICO Aprenda as características básicas da imagem bitmap, como resolução, tamanho, dimensão, profundidade de cor. E as técnicas de edição, tratamento de imagem e ilustração no programa Adobe Photoshop. MOTION DESIGN Design gráfico em movimento. Aberturas de filmes, video-clips, vinhetas e pacotes gráficos para televisão. Nessa matéria você vai aprender como pensar em tempo e criar uma peça audio visual. PENSAMENTO CRIATIVO NO DESIGN Antes de se preocupar com a aparência que as coisas vão ter, você precisa encontrar uma solução inovadora para um problema. Como chamar a atenção e passar a sua mensagem em meio a tantos estímulos? Como conquistar não só a mente mas o coração das pessoas e criar uma conexão duradoura? Nessa matéria vamos discutir técnicas, métodos e formas diferentes de pensar sobre o problema e as soluções. PORTIFÓLIO Essa é a disciplina final. Nela, vamos avaliar seus dois anos de escola e selecionar quais as mel­hores peças que vão compor o seu portfólio. Selecionar, diga se de passagem, é também fazer novas peças. Ninguém sai da escola sem um portfólio, no mínimo, ótimo. É a regra! Este trimestre será muito mais árduo do que você imagina. O objetivo é desenvolver um portfólio que reflita de maneira honesta suas habilidades e pontos fortes. É a revisão geral, um check-up de tudo que está indo bem ou se precisamos mudar alguma coisa. Essa disciplina tem um grande diferencial: além da orientação de portfólio, você terá uma aula com um headhunter, que dará dicas de como você deve se apresentar para o mercado. Você terá 10 encontros com o seu orientador ao vivo ou pela internet. E no final apresentará o seu portfólio num evento que mistura portfólio night com formatura. PRODUÇÃO GRÁFICA Aprenda as técnicas de impressão e acabamento existentes no mercado, os prós e contras de cada método e como aproveitar essas características para potencializar a sua ideia. PROJETOS EM 3D Para desenhar um ambiente, uma animação ou um novo produto, o 3D é uma ferramenta cada vez mais necessária no dia a dia do designer. Você vai aprender o básico de modelagem, texturização e iluminação para aplicar aos seus projetos. STUDENT COMPETITION Essa disciplina é uma prova de fogo para o aluno. Nela, você estuda ideias premiadas e por que elas foram premiadas. E, como exercício de classe, você participa de grandes competições internacionais para estudantes. Nossos alunos já ganharam vários prêmios internacionais. Chegou a sua vez. TIPOGRAFIA AVANÇADA O objetivo agora é entender como o uso da tipografia pode potencializar a mensagem, seja representando uma palavra ou associado a uma imagem. O tipo como o principal condutor da ideia. TIPOGRAFIA BÁSICA O uso da tipografia é um dos mais importantes fundamentos da comunicação visual. Nessa matéria, você vai estudar a história das tipologias clássicas e contemporâneas e entender as características que definem os tipos e suas aplicações. TYPEFACE DESIGN Essa disciplina se concentra em produzir uma fonte tipográfica. O processo criativo começa com a caligrafia, passa pelos estudos de forma e proporção e termina com vetorização e produção do arquivo da fonte. USER EXPERIENCE DESIGN Com o crescimento das mídias sociais, celulares e tablets, a experiência do usuário vem se tornando cada vez mais importante para que as interações com a marca nesses ambientes sejam aproveitadas ao máximo. Você vai aprender técnicas de design de interação, usabilidade, arquitetura de informação e design thinking. Esses conceitos vão ajudar a desenvolver websites e aplicativos que sejam inovadores, fáceis de navegar e que apresentem a informação de forma clara e intuitiva. [-]

Direção de Arte

Miami Ad School - São Paulo
campus Período integral October 2017 Brasil São Paulo

Se você quer ser um diretor de arte brilhante, a Miami Ad School/ESPM é a sua academia. Aqui você vai fazer, refazer e refazer de novo. [+]

Direção de Arte A Miami Ad School/ESPM é a cura para o sedentarismo criativo. Criação é um músculo. Se você para de usar, ele atrofia. Para enfrentar o mercado, um diretor de arte precisa estar em plena forma. E isso não quer dizer só fazer um p* layout. É preciso mais. Hoje, um diretor de arte cria, conceitua e até escreve. Isso mesmo, um diretor de arte faz tudo que um redator faz. E, de quebra, ainda precisa ter fôlego pra fazer o layout. Mas existe um segredo para chegar a esse condicionamento? Treinando. Para ser mais específico, 2 anos treinando. Se você quer ser um diretor de arte brilhante, a Miami Ad School/ESPM é a sua academia. Aqui você vai fazer, refazer e refazer de novo. Ou seja, suar a camiseta. Pra quando chegar a hora H, você ter gás de sobra pra dar. Pois no mundo de hoje, não há lugar para sedentarismo, nem na criação. BOOTCAMP Sem dúvida nenhuma, essa não é simplesmente uma disciplina, mas uma experiência. E uma grande experiência, vamos concordar. O aluno, durante um trimestre, conviverá com alunos planejadores e juntos vão montar estratégias de comunicação e elaboração de conceitos e campanhas publicitárias numa grande maratona. Além dos criativos professores, o aluno terá a oportunidade de conviver com grandes planejadores do mercado. CAMPANHAS INTEGRADAS Nessa disciplina você vai trabalhar duro. Não vai pensar apenas em formatos: prints, banners, filmes. Vai pensar numa BIG IDEA. Algo maior que possa se multiplicar em várias plataformas sem perder a força ou o brilhantismo. Vai entender que hoje todo o trabalho de comunicação é integrado. Todas as ações conversam entre si e não são apenas cópias adaptadas. Existe inclusive uma categoria no Festival de Cannes para isso: Titanium and Integrated Lions awards. CRIAÇÃO DE PRODUTO O mundo das ideias não se limita às campanhas tradicionais. Hoje o cliente espera que você tenha ideias que melhorem o negócio dele. Ideias brilhantes, frescas e que o consumidor se envolva. Nessa disciplina o aluno vai pensar algo que possa somar ao produto ( exemplo: latinhas falantes da Skol) e que, a partir dessa ideia, seja criada uma plataforma de comunicação integrada. CULTURA POP Primeiro que criativo não pode se alimentar só de propaganda. Até porque o mundo é cheio de influências.Vamos falar de cultura pop. Cada vez mais propaganda e cultura pop se misturam. Cada vez mais a propaganda quer fazer parte da cultura pop de uma sociedade.Você tem que passar a produzir cultura pop para marcas e produtos. E o que é exatamente um produto pop? Neste curso, aprofundamos esta discussão e investigamos diversos fenômenos culturais e artísticos, dos quadrinhos ao cinema, da literatura à música. Parte das aulas conta com convidados como músicos, animadores, cartunistas, etc, que dividem com os alunos suas experiências práticas. DESIGN E LAYOUT Essa disciplina desenvolve habilidades em vários estilos e técnicas de layout, do esboço mais básico ao layout mais completo. Enfatizamos a importância de não utilizar excessivamente o computador. O computador jamais terá uma ideia; você não encontrará os seus conceitos nele. DIGITAL 1: CONCEITOS BÁSICOS Você é criativo e não entende nada de web? Agora vai ter que entender. O mundo on e o mundo off estão cada vez mais num único mundo. E todo criativo tem que aprender a pensar ideias, não importa os meios. Nessa primeira disciplina de digital, o aluno vai ter um equilíbrio entre parte conceitual e parte técnica. Mas não se assuste, não vamos ser chatos. Você vai entender o cenário da comunicação; como era e para onde caminha; tipos de interfaces digitais; tecnologias digitais; formas de publicidade na internet: banner simples com interação / richmedia / e-mail marketing; hotsites / sites / redes sociais, links patrocinados e o que mais for inventado até o início das aulas. DIGITAL 2 : CAMPANHAS Nessa disciplina você vai pensar grande digitalmente falando. Vai entender como pensar as campanhas. Como ampliar um conceito criativo em vários formatos digitais. Ter ideias que conversem e que juntas criem uma experiência inesquecível para o consumidor. Vai discutir cases famosos e pensar formatos que nem existem ainda. Vai aprender a pensar e usar novas tecnologias, entender novos vocabulários. DIGITAL 3: MÍDIA SOCIAL E MOBILE Nada é tão falado, tão celebrado no mundo das tecnologias do que mídias sociais e mobile. Nenhum cliente hoje que se preze pode ficar de fora das redes sociais. Você vai estudar cases clássicos premiados e aprender a ter ideias usando as mídias sociais. Vai também entender que o celular é a grande mídia do século 21. Vai entender como pensar um aplicativo para celular e como colocar essa ideia dentro de um contexto maior. ESCREVENDO ROTEIROS DE COMERCIAIS Os 30 segundos não estão sozinhos. Hoje, escrever um roteiro criativo de publicidade tem inúmeras soluções. Não importa se é comercial de TV, cinema ou other screens como celulares e computadores.As narrativas lineares e clássicas convivem com a irreverência da internet e dos virais. FAÇA BONITO: APRESENTE BEM SUAS IDEIAS Apresentar ideias é tão importante quanto ter ideias. Nessa disciplina você vai aprender a apresentar melhor seus trabalhos. A contar melhor uma ideia. A fazer um board bem feito, exatamente como as agências inscrevem nas grandes premiações internacionais. Vai entender como criar um videocase. Uma campanha integrada hoje precisa de um bom videocase de apresentação. FOTOGRAFIA BÁSICA Essa disciplina lhe ensinará as habilidades básicas da fotografia, como a câmera funciona, lentes e que tipo de filme utilizar para diferentes tipos de condições. Outro objetivo é ensiná-lo a utilizar a câmera para a visualização criativa. Lembre-se, esta escola desencoraja totalmente o uso de fotografias de bancos de imagens. O aluno deve se tornar um bom fotógrafo e nunca depender de um catálogo de fotografias tiradas por outras pessoas. FOTOGRAFIA DE ESTÚDIO Você irá rever iluminação de estúdio e problemas de estúdio e então se aprofundará nos tipos de tarefas difíceis, que surgem em um estúdio de fotografia publicitária. As tarefas são várias: ex­igências incomuns de iluminação, moda, grupos de pessoas, equilíbrio de cores e retratos. Você estudará o negócio da fotografia, incluindo como conquistar/manter clientes, como cobrar pelo seu trabalho e como receber o justo e merecido. GAMES A área de games rende, hoje, mais dinheiro que todas as grandes produções de Hollywood somadas. Essa é uma audiência que não pode ser desprezada quando buscamos novos canais para veicular mensagens. Esse curso busca embasar o aluno com conceitos de games, boardgames, advergames, serious games e ARGs (Alternate Reality Games) como ferramentas de comunicação. As aulas serão expositivas, com análises de cases, discussões em grupo e alguns exercícios em laboratórios. ILUSTRAÇÃO Nessa disciplina você terá contato com o processo de ilustração, suas técnicas e estilos. Aprenderá como se comunicar através da ilustração na propaganda, sempre relevando seus conceitos básicos: luz, sombra e perspectiva. IMAGEM RASTER/MÍDIA ELETRÔNICA (PHOTOSHOP BÁSICO) O curso ensina ao aluno o conceito de imagem raster através do uso do programa Adobe Photoshop. Resolução, tamanho, dimensão, profundidade de cor, técnicas de edição, tratamento de imagem e ilustração. Teoria das cores, produção para mídia eletrônica, são alguns tópicos abordados. Mesclando nas aulas conceitos técnicos necessários para que o aluno adquira a compreensão da aplicação com a prática do software, levamos o aluno a buscar suas próprias soluções para a execução de suas ideias, desvinculando criação e técnica. IMAGEM VETORIAL / MÍDIA IMPRESSA (ILLUSTRATOR/INDESIGN) O curso ensina ao aluno o conceito de imagem vetorial através do uso dos programas Adobe Illustrator e InDesign. Começando com o estudo de desenho e ilustração o aluno aprende os princípios da edição vetorial (pontos âncora e vetores) e técnicas de ilustração utilizando o programa Adobe Illustrator. Após apresentação de conceitos sobre mídia impressa e produção editorial o aluno aprende as técnicas básicas da editoração eletrônica com o programa Adobe InDesign. INTRODUÇÃO À TIPOGRAFIA O objetivo dessa disciplina é fazer com que o aluno se apaixone pela forma tipográfica por meio do estudo da história dos tipos de impressão. Os desenvolvimentos estilísticos importantes dos grandes designers de tipos, antigos e atuais, são a base do design com tipos de impressão. LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA Essa é uma disciplina de criação com visão de produção. Você recebe informações sobre storyboards, técnica de câmera, efeitos sonoros, música, compreensão básica de edição e como planejar uma pré-produção. E, depois disso tudo, você ainda tem que pensar em ideias brilhantes de roteiros e produzi-los no final da disciplina. Vamos deixar você um criativo que sabe opinar e ajudar um diretor de filmes numa produção de comerciais. LINGUAGEM GRÁFICA Aqui é o abc da direção de arte. É um curso eminentemente prático destinado a complementar a formação do diretor de arte de maneira específica em aspectos formais da função, tais como usos da tipografia, fotografia, ilustração e outros elementos gráficos. Visa também ajudar o aluno a entender e determinar pesos e hierarquias desses elementos gráficos na elaboração de peças publicitárias, de maneira que permita que ele estabeleça a melhor maneira de expressar um determinado conceito ou ideia de campanha em diversos formatos de mídias, tradicionais ou não. MÍDIA IMPRESSA AVANÇADA: CONCEITOS E IDEIAS VISUAIS Ok, você já sabe o básico. Agora, vai sofrer para se superar e ter ideias muito boas, acima da média. Ideias brilhantes no conteúdo e na execução. Que encham os olhos dos mais duros criativos. Essa disciplina é sempre dada por um grande diretor de arte de uma grande agência. Como dissemos, prepare-se que o pior nem começou. MÍDIA IMPRESSA BÁSICA Nessa disciplina, o aluno aprende uma grande variedade de técnicas de propaganda que vai ajudá-lo a pensar criativamente. Os primeiros passos para entender direção de arte e como uma ideia funciona visualmente. PLANEJAMENTO É COISA DE CRIATIVO TAMBÉM O que é uma estratégia? Estratégia de marca versus estratégia criativa? Por que é importante entender uma estratégia? Cada vez mais o criativo tem que entender de planejamento e organizar um raciocínio. Tem que fazer o caminho antes de criar. Você quer ser criativo? Então, tudo isso lhe diz respeito. PRODUÇÃO DE VIDEOCASE USANDO AFTER EFFECTS Ok, você sabe pensar um videocase. Mas, sabe, na real, fazer? Essa disciplina foi criada para que o aluno tenha suporte técnico para desenvolver, editar e o que mais for preciso para produzir o seu videocase. Essa aula é dada por um professor que produz videocases que ganham Leões em Cannes. Não é pouco coisa. REDAÇÃO: COMECE COM UMA IDEIA Primeira disciplina de redação publicitária do curso. Seu primeiro contato com um vocabulário de propaganda mais sofisticado. Aqui você vai entender que tudo começa com aprender a ter ideias. De todos os tamanhos e formatos. Aprenderá técnicas de redação: desenvolvimento de textos e títulos. Vai dar os primeiros passos sobre conceituação. E o principal: começará a desenvolver um critério. Este vai ajudar você a distinguir o que é um trabalho criativo e o que não é. E, claro, vai trabalhar muito. STUDENT COMPETITIONS Esta disciplina é uma prova de fogo para o aluno. Nela, você estuda ideias premiadas e por que elas foram premiadas. E, como exercício de classe, você participa de grandes competições internacionais para estudantes. Nossos alunos já ganharam vários prêmios internacionais. Chegou a sua vez. É ou não é um grande desafio? TRATAMENTO DE IMAGEM AVANÇADO Técnicas Avançadas do software Photoshop. TIPOGRAFIA AVANÇADA Essa disciplina pesquisa os líderes do passado e do presente no design tipográfico. O aluno revê a história dos tipos e os extraordinários designers antigos de tipos gráficos. O aluno aplica o que aprendeu a uma variedade de projetos que incluem pôsteres, capas de CD e fol­hetos. TUDO PODE SER MÍDIA: OOH a guerrilha Nas polêmicas discussões sobre a sobrevivência dos comerciais de TV e das páginas duplas de revista, surge a necessidade de explorar outras formas de mídias nunca antes pensadas. Nessa disciplina, sua ideia criativa irá para lugares onde ela nunca pensou em estar. Seja de peças out of home (dos tradicionais outdoors ao sofisticado mobiliário urbano moderno), seja de peças alternativas ou de guerrilha. Pensar fora da caixa. USER EXPERIENCE As agências estão cada vez mais construindo plataformas digitais duradouras para seus clientes. Para que esses produtos digitais sejam criados, existem técnicas derivadas do Design de Interação para ajudar o criativo nesse processo. Entre os assuntos ensinados no curso estão: metodologias de pesquisa e síntese, design thinking e design strategy, processos de ideação voltados para a criação de produtos digitais, além dos principais conceitos de arquitetura de informação e usabilidade. VÍDEO STORYTELLING Como contar uma história transmídia que se desdobra através de múltiplas plataformas? Como fazer a marca criar seu próprio conteúdo com a participação de seus fãs, disseminando assim sua própria história? Nessa aula, vamos ver grandes cases de sucesso, aprender a pensar para diversas mídias e conhecer profissionais que estão criando e produzindo histórias transmídias para seus clientes. PORTFÓLIO Essa é a disciplina final. Nela, vamos avaliar seus dois anos de escola e selecionar quais as mel­hores peças que vão compor o seu portfólio. Selecionar, diga se de passagem, é também fazer novas peças. Ninguém sai da escola sem um portfólio, no mínimo, ótimo. É a regra! Este trimestre será muito mais árduo do que você imagina. O objetivo é desenvolver um portfólio que reflita de maneira honesta suas habilidades e pontos fortes. É a revisão geral, um check-up de tudo que está indo bem ou se precisamos mudar alguma coisa. Essa disciplina tem um grande diferencial: além da orientação de portfólio, você terá uma aula com um headhunter, que dará dicas de como você deve se apresentar para o mercado. Você terá 10 encontros com o seu orientador ao vivo ou pela internet. E no final apresentará o seu portfólio num evento que mistura portfólio night com formatura. [-]

Curso OneYear em Jewelry Design

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo
campus Período integral 184  April 2017 Brasil São Paulo

O curso JEWELRY DESIGN foi cuidadosamente elaborado para profissionais do setor de moda, artesãos, arquitetos e designers que buscam dominar as práticas de fabricação, confecção e de projetação. [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE O curso JEWELRY DESIGN foi cuidadosamente elaborado para profissionais do setor de moda, artesãos, arquitetos e designers que buscam dominar as práticas de fabricação, confecção e de projetação. Duração: 184 horas Início: outubro/2015 Término: outubro/2016 Módulo no IED São Paulo: 144 horas Dias: Sábados e Domingos - das 9h às 12h e das 14h às 17h O conteúdo programático está distribuído nos módulos descritos abaixo. Módulo Internacional: 40 horas SOBRE O CURSO O curso em Jewelry Design oferecido pelo Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, que estimula e exercita o aluno a criar o design de joias, a conhecer as técnicas de ourivesaria, a historia da Joia e as suas aplicações no mercado atual. A metodologia tem ênfase na pesquisa, na reflexão e na pratica. O aluno será conduzido a uma imersão no universo joalheiro, tendo acesso as diferentes interfaces que o mercado oferece. Os professores, que possuem vasto conhecimento e vivencia no setor, instigarão uma visão mais real do mercado atual e as suas oportunidades. PÚBLICO-ALVO O curso Jewelry Design foi idealizado especialmente para profissionais que queiram ampliar os seus conhecimentos de forma mais específica e focada no Design de joias. O ambiente competitivo nacional e internacional requer uma postura profissional dentro de padrões rígidos, onde o conhecimento de técnicas manuais ou fabris, conhecimento do varejo e suas aplicações se fazem necessários para conquistar um espaço nesse mercado. OBJETIVO O Objetivo do curso é capacitar o aluno a exercer as funções de Designer de Joias, de maneira profissional e completa, colocando-o em um cenário favorável diante ao mercado joalheiro atual. PROGRAMA DO CURSO Módulos ministrados no Instituto Europeu di Design – IED São Paulo História e teoria do design de Joia Desenho de Joias Ilustrativo e técnico Joalheria básica (Bancada) Desenho 3D Processos produtivos Gemologia Planejamento e Desenvolvimento de coleção Panorama do Mercado Joalheiro atual Palestras e Workshops com profissionais do setor. QUÓRUM MÍNIMO A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes. O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum. [-]

Curso OneYear em Retail Design & Visual Merchandising

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo
campus Período integral 184  April 2017 Brasil São Paulo

O curso oferece um entendimento amplo sobre esta profissão, que o mercado tem solicitado devido ao desenvolvimento dos canais de distribuição, mudança dos hábitos do consumidor e a segmentação/especificação do varejo. [+]

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE O curso oferece um entendimento amplo sobre esta profissão, que o mercado tem solicitado devido ao desenvolvimento dos canais de distribuição, mudança dos hábitos do consumidor e a segmentação/especificação do varejo. Duração: 184 horas Início: outubro/2015 Término: outubro/2016 Módulo no IED São Paulo: 144 horas Dias: Sábados e Domingos - das 9h às 12h e das 14h às 17h O conteúdo programático está distribuído nos módulos descritos abaixo. Módulo Internacional: 40 horas SOBRE O CURSO O curso One Year em Retail Design & Visual Merchandising (VM) no Istituto Europeo di Design – IED São Paulo oferece um entendimento amplo sobre esta profissão, que o mercado tem solicitado devido ao desenvolvimento dos canais de distribuição, mudança dos hábitos do consumidor e a segmentação/especificação do varejo. O curso está pautado em três premissas fundamentais: criatividade, estratégia e dinamismo. O conteúdo programático vai abordar disciplinas que vão falar sobre retail design, visual merchandising, comportamento do consumidor, branding, vitrine, exposição de produtos entre outros. O aluno irá desenvolver o projeto de uma loja, levando-se em consideração o produto, o branding, o perfil do consumidor, a tecnologia, além de exercícios pontuais de criação de vitrines temáticas, mobiliários e expositores para produtos específicos. Além das aulas teóricas, serão oferecidos workshops em lojas parceiras do IED para aplicação prática do conteúdo. PÚBLICO-ALVO O curso de Retail Design & Visual Merchandising foi pensado principalmente nos profissionais da área de varejo que buscam aprimoramento na profissão. Ela foi pensada para dar suporte técnico, artístico e intelectual a arquitetos, a designers de interiores, a decoradores, a designers de produto e de moda, a publicitários, a profissionais da área de varejo e demais interessados. OBJETIVO O objetivo é trazer ao aluno o que é Retail Design e Visual Merchandising, suas diferenças e complementaridades, áreas de atuação, importância desta vertente para as estratégias no varejo e a criação de uma identidade visual forte que se destacará no mercado. Estar atento às necessidades, desejos e expectativas do seu consumidor se faz presente e importante a cada minuto. Atender a esta demanda não se trata apenas de preparar uma linda vitrine ou um excelente projeto de interiores para a loja, mas convergir estratégias de marketing, previsão das tendências sócio comportamentais, logística das mercadorias, entre outras técnicas, para atingir um único resultado: fidelização do cliente e conversão em vendas. PROGRAMA DO CURSO Marketing & Branding para Retail Design Consumidor e Mercado Coolhunting RD e VM Storytelling Visual Merchandising Concept Store Design Music Branding Fragance Branding Design Thinking Psicologia do Consumo + Neuromarketing Projeto final de Retail Design Foto referente ao trabalho realizado pelas alunas do IED São Paulo: Luciana Nakao, Maria Júlia Dodi Cabianca, Sarah Soler, Soraia Maria da Silva QUÓRUM MÍNIMO A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes. O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum. [-]

Curso OneYear em Shoes & Bags – Design and Business

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo
campus Período integral 208  April 2017 Brasil São Paulo

O Creative Course em Shoes & Bags – Design and Business oferecido pelo Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, em parceria com o IED Milão e o IED Firenze, é um programa avançado para a formação de designers de calçados e bolsas, bem como de empreendedores ou executivos que queiram atuar nessa área. [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE O Creative Course em Shoes & Bags – Design and Business oferecido pelo Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, em parceria com o IED Milão e o IED Firenze, é um programa avançado para a formação de designers de calçados e bolsas, bem como de empreendedores ou executivos que queiram atuar nessa área. Duração: 208 horas Início: abril/2016 Término: Módulo no IED São Paulo: 144 horas (14 encontros de dois dias) Sábados e Domingos – das 9 às 12 h e das 14 às 17 h O conteúdo programático está distribuído nos 12 módulos descritos abaixo. Módulo Internacional: 64 horas - Extensão internacional em Milão e Florença - 12 dias/11 noites no mês de setembro - Visita às feiras Micam e Mipel - Visita ao comércio de Moda de alto padrão - Aulas com professores internacionais nas unidades do IED Itália SOBRE O CURSO O Creative Course em Shoes & Bags – Design and Business oferecido pelo Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, em parceria com o IED Milão e o IED Firenze, é um programa avançado para a formação de designers de calçados e bolsas, bem como de empreendedores ou executivos que queiram atuar nessa área. O curso se desenvolve ao longo de 14 encontros e inclui um módulo internacional de 12 dias em Milão e Florença, totalizando 208 horas de atividades, entre março e dezembro de 2015. As atividades se realizam aos sábados e domingos na sede da Faculdade, no bairro de Higienópolis, em São Paulo. PÚBLICO-ALVO A formação em Shoes & Bags – Design and Business foi pensada especialmente para profissionais do setor de moda, calçados e bolsas que buscam dominar a prática projetual focada nas principais demandas desse mercado. A crescente presença dos produtos “Made in Brazil” no cenário fashion internacional tem provocado o interesse dos profissionais da área em aprimorar suas habilidades para a criação e produção de acessórios de alto padrão de qualidade com design autoral, seja para produção em escala ou de forma artesanal, para o grande varejo ou para o segmento de luxo. OBJETIVO O curso tem como proposta desenvolver o potencial de profissionais para atuarem com sucesso em todas as áreas do mercado de calçados e bolsas – desde a concepção e design dos produtos, passando pelo desenvolvimento das peças, pela idealização da marca, pela visão estratégica e de mercado, pela utilização das ferramentas de marketing, até a comercialização em todas as escalas, chegando à ponta final no varejo. PROGRAMA DO CURSO Módulos ministrados no Istituto Europeo di Design – IED São Paulo 1 – Design Estratégico aplicado ao Produto – 9 horas 2 – Tendências e Comportamento do Consumidor – 9 horas 3 – Tendências Internacionais – 9 horas 4 – Ambiente de Negócios no Brasil e Exterior – 9 horas 5 – Marketing aplicado à Moda – 9 horas 6 – Branding – 9 horas 7 – Desenvolvimento de Produto – 9 horas 8 – Planejamento de Coleção – Bolsas – 9 horas 9 – Planejamento de Coleção – Calçados – 9 horas 10 – Técnicas de Representação – 9 horas 11 – Design de Produto – 30 horas (distribuídas nos 10 encontros acima) 12 – Projeto de Coleção – 24 horas ÁREAS DE ESTUDO A metodologia tem ênfase na pesquisa e na prática. As atividades aproximam o participante da realidade do mercado. Os professores, com vasta experiência profissional, propõem aos alunos desafios instigantes, para que apliquem o conhecimento construído e criem soluções inovadoras. QUÓRUM MÍNIMO A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes. O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum. [-]

Curso de Extensão em Joalheria Básica

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo
campus Meio Período 48  April 2017 Brasil São Paulo

O curso apresenta um dos ofícios mais antigos da humanidade: a joalheria. Com uma metodologia inovadora que envolve estruturação e criatividade, o curso proporciona o conhecimento de diversas técnicas de metalurgia, solda e acabamento. [+]

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE O curso apresenta um dos ofícios mais antigos da humanidade: a joalheria. Com uma metodologia inovadora que envolve estruturação e criatividade, o curso proporciona o conhecimento de diversas técnicas de metalurgia, solda e acabamento. Data de início: setembro Dias da semana: 2ª e 4ª feiras Horário: 19h-23h Carga horário: 48h Objetivo: O curso visa o entendimento técnico da joalheria, proporcionando ao aluno a possibilidade de transportar para a prática suas ideias; compreender as dificuldades e limitações da produção artesanal; e ainda criar conceitos que auxiliem em suas futuras criações. Cenário: Hoje existe um grande movimento na produção joalheira industrial no sentido da maior utilização de softwares para o desenvolvimento dos trabalhos, o que para a produção artística é ótimo. A medida que processos tecnológicas tomam mais espaço na indústria em contraposição os processos artesanais são cada vez mais valorizados e procurados por pessoas que não buscam apenas o preço e sim buscam a possibilidade de ter e ser algo único. Conteúdo: - Técnicas de corte, lima, lixa e furação - Anel em chapa - Pingente em chapa - Anel abaloado - Estruturas em fio Material: Listagem de materiais disponível no ato da matricula. Quórum mínimo: A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes. O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum. Coordenação: André Caperutto André Caperutto é arquiteto, artista plástico e joalheiro, com vasta produção a partir de metais e pedras diversas desde 1997. Atuou como designer da Mirandouro Jóias e da Cow Design e Arquitetura, e expôs suas obras no Flávio Franco Atelier, no Espaço Galeria Paludeto e na Feninjer. Foi selecionado para criar e desenvolver o troféu “Mulher Brasileira”, premiação da Rede Mulher que contemplou personalidades femininas de destaque. Tem amplo conhecimento sobre a manipulação e adequação de metais, pedras brasileiras e cristais. [-]

Curso de Extensão em Design Thinking

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo
campus Meio Período 36  April 2017 Brasil São Paulo

Oxigenar a estrutura corporativa na utilização de um modelo de negócio através do design que aborda de fato uma cultura de inovação no processo de criar e gerenciar (Design Thinking). [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE Oxigenar a estrutura corporativa na utilização de um modelo de negócio através do design que aborda de fato uma cultura de inovação no processo de criar e gerenciar (Design Thinking). Início: setembro Dias da semana: 3ª feiras Horário: 19h-23h Carga horário: 36h Objetivo: Oxigenar a estrutura corporativa na utilização de um modelo de negócio através do design que aborda de fato uma cultura de inovação no processo de criar e gerenciar (DESIGN THINKING). A inovação não está relacionada a ver o mundo como ele é, mas como poderia ser. O pensamento em design como ferramenta estratégica, focada na inovação que é vital e vem assumindo um papel cada vez mais importante no dia a dia das empresas. Conteúdo: - Panorama do design focado em empresas que utilizam o Design como inovação; - O que é Design do pensamento ? - Design centrado no ser humano – consumer experience - Processo do design thinking na empresa - Exercícios de aplicação do Design Thinking e projeto Quórum mínimo: A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes. O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum. Coordenação: Hulk Giannelli Hulk Giannelli é formado pela faculdade de Desenho Industrial (design) FAAP em 2000, com especialização em Industrial Design pelo IED – Instituto Europeu di Design (2012). Fundador da HULKdesign – desenvolvimento de produtos e processos (2012). Sócio fundador da Nódesign (2000 a 2009), gerente de desenvolvimento de novos conceitos/projetos. Ganhador de inúmeros prêmios como Idea, MCB, IF e Sansung. Atualmente ministra palestras e workshops, na área de inovação. Especialista em analisar o projeto sobre a ótica de sua cadeia produtiva, desde a matéria-prima até a entrega ao cliente, com o uso de ferramentas analíticas comuns nos sistemas de gestão como, PBS, Benchmark, organograma, entre outras. [-]

Curso de Extensão em Coolhunting - tendências, consumo e design

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo
campus Meio Período 48  April 2017 Brasil São Paulo

O curso tem como objetivo principal desenvolver o espírito de observação e percepção aplicado à analise do Coolhunting e apresentar a metodologia de trabalho para a pesquisa e análise de tendências transmitindo uma visão bastante ampla do assunto e do contexto mercadológico onde as mesmas se aplicam. [+]

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE O curso tem como objetivo principal desenvolver o espírito de observação e percepção aplicado à analise do Coolhunting e apresentar a metodologia de trabalho para a pesquisa e análise de tendências transmitindo uma visão bastante ampla do assunto e do contexto mercadológico onde as mesmas se aplicam. Início: setembro Termino: novembro Dias da semana: 2ª e 6ª feiras Horário: 19h-23h Carga horária: 48h Objetivo: Capacitar o aluno a planejar e executar pesquisas de tendências, com base na metodologia do Coolhunting e focadas no seu mercado de interesse. Estimular a sensibilidade e a capacidade interpretativa do aluno, utilizando conhecimentos de semiótica, design e abordagens multidisciplinares. Público-Alvo: O curso tem aplicação prática para profissionais de áreas estratégicas (planejamento, branding, posicionamento, segmentação, estilo) e também de áreas mais táticas (criação, desenvolvimento, compras, execução etc.). Cenário: Em um mercado cada vez mais globalizado, massificado e padronizado, conhecer as tendências é uma forma de buscar a diferenciação, a atualização ou mesmo a inovação. A demanda por serviços de pesquisa de preferências está crescendo, principalmente por seu caráter estratégico, que possibilita antecipar padrões e diferenciais para produtos, serviços e marcas. Conteúdo: - O cenário contemporâneo e a pesquisa de tendências - Tendências: definições teóricas e aplicações ao mercado - Antropologia do consumo: manifestações e significados - O método semiótico: como interpretar signos e tendências - Os processos de difusão de uma tendência - Metodologia de pesquisa: o coolhunting - Safáris urbanos e imersões práticas - Transformando tendências em estratégias Quórum mínimo: A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes. O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum. Coordenação: Bruno Pompeu Bruno Pompeu é publicitário, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), doutor e mestre em consumo, comunicação e semiótica pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Atua desde 2004 no mercado de pesquisas de tendências, tendo participado regularmente da elaboração prática e conceitual do Observatório de Tendências, do instituto Ipsos. Responsável pelos estudos de semiótica do instituto Ibope, também participou da elaboração do relatório anual Brasil: Contexto e Tendências. É professor de pós-graduação do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, onde também é responsável pelo curso de extensão em Coolhunting. [-]

Curso Saperfare Design de Mobiliário

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro
campus Meio Período 240  March 2017 Brasil Estado do Rio

O curso de design de Mobiliário é uma experiência prática de criação de móveis, percorrendo todo o processo necessário, contando com intervenções pontuais de profissionais de várias áreas e estimulando a interação entre os alunos. [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE 2ª Turma de Design de Mobiliário Início previsto: março Aulas: segundas e quartas – 19h30 às 22h30 + 10 sábados – 10h às 17h Carga horária: 240 horas Idioma: Português Uma experiência prática de criação de móveis, percorrendo todos osprocessos de produção, com intervenções de profissionais de várias áreas, estimulando a interação entre os alunos. DESCRIÇÃO E OBJETIVOS O curso de design de Mobiliário é uma experiência prática de criação de móveis, percorrendo todo o processo necessário, contando com intervenções pontuais de profissionais de várias áreas e estimulando a interação entre os alunos. Os projetos serão desenvolvidos em colaboração com a MMM (Meu Móvel de Madeira), empresa do setor de móveis sustentáveis fundada em 2006, segmento até então inédito no Brasil. De acordo com um briefing acordado com a empresa, o aluno desenvolverá um projeto partindo da observação dos usuários para definir as necessidades, enquadrar o problema e encontrar uma solução. Seguindo os métodos de fabricação compatíveis com a realidade e buscando enriquecê-los com novas experiências, técnicas e materiais. O curso oferece um laboratório para fabricação e teste dos protótipos durante o desenvolvimento do projeto e, em colaboração com a MMM, será desenvolvido um protótipo final. Este é um exercício de desenvolvimento de ideias, de conceitos e de soluções para um novo modo de pensar os móveis. Ao longo do caminho, os alunos desenvolverão um produto e, principalmente, percorrerão um processo para a produção de soluções criativas, aplicáveis aos mais complexos desafios futuros. PÚBLICO-ALVO Estudantes e profissionais das áreas de design, arquitetura e áreas afins que pretendem migrar para o mercado do design de móveis, além de pessoas com experiência no setor de mobiliário, interessadas em aperfeiçoar e potencializar seu conhecimento. O curso é uma experiência que simula a realidade profissional. As matérias serão estudadas de acordo com o processo de desenvolvimento do projeto. TEMAS DO CURSO Área Cultural: História do design de mobiliário e conhecimento do design contemporâneo. Aborda a história do design através da evolução de objetos, a partir do final do século XIX até o presente, o conceito de artes aplicadas na definição de design industrial, com especial atenção para a produção do design italiano, na segunda metade do século XX e as empresas italianas de design. Área Técnica e de Tecnologia: Métodos de fabricação, tipologia de materiais, modelação 3D, desenho de representação, laboratório de modelismo. Área Projetual: Simulação de uma atuação profissional, com a colaboração direta com a empresa que fornecerá informações do processo de produção e da logística para desenvolvimento do produto. Criando um produto para um cliente os estudantes desenvolverão prática e confidência durante o processo. Uma experiência abrangente que envolve a pesquisa e a definição do conceito, o seu desenvolvimento e a sua representação para a comunicação do projeto. O processo centrado no usuário, que enfoca o uso individual, social e a interação com o planeta. [-]

Curso One Year em Design Gráfico e Infografia

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro
campus Meio Período 200  March 2017 Brasil Estado do Rio

O curso de One Year de Design Gráfico e Infografia aborda os conhecimentos sobre o design gráfico e sua prática, destacando a infografia como exercício e formalização de um raciocínio projetual. [+]

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE Início previsto: março Aulas: segundas e quartas – 19h30 às 22h30 + alguns sábados das 10h às 14h Carga horária: 200 horas Idioma: Português DESCRIÇÃO E OBJETIVOS O curso de One Year de Design Gráfico e Infografia aborda os conhecimentos sobre o design gráfico e sua prática, destacando a infografia como exercício e formalização de um raciocínio projetual. Busca na teoria e na história a contextualização necessária para o desenvolvimento de uma prática consciente e consistente. O curso pretende, de forma rápida, promover a transição de estudantes e profissionais para a área do design gráfico, apresentando ferramentas e métodos de criação e análise, desenvolvendo capacidades de elaboração e criação de projetos. O curso tem início com a contextualização histórica do design gráfico enquanto prática e método. Apresenta os fundamentos do design gráfico, da tipografia e da composição a partir da construção do conhecimento de forma colaborativa e da aprendizagem através da prática, com laboratórios, oficinas e projetos. Mostra diferentes abordagens para a pesquisa, o levantamento e a análise de dados e informações, para abordar o design da informação, a infografia e a visualização de dados. O curso tem aulas teóricas, exercícios práticos, apresentação e análise de casos. PÚBLICO-ALVO Estudantes e profissionais com diferentes formações que queiram migrar para a área do design gráfico. O curso também atende profissionais da área que queiram conhecer melhor as técnicas e métodos da infografia ou reciclar e aperfeiçoar a sua prática projetual. PRÉ-REQUISITOS Conhecimentos básicos de photoshop e illustrator. TEMAS DO CURSO 1. Design gráfico – Apresentação dos fundamentos do design gráfico, sua prática, história e teoria. O desenho como ferramentas de registro de ideias e criaçã Realização de laboratório de representação gráfica. Desenvolvimento de projeto de série de cartazes. 2. Infografia – Apresentação de métodos e técnicas de levantamento, organização e análise de dados. Construção e análise de narrativas visuais. O design de informação e a infografia. Desenvolvimento de projeto de infográfico. 3. TCC – Apresentação do universo e das possibilidades trazidas por infográficos animados e interativos. Realização de laboratório de visualização de dados. Desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso. O ALUNO IRÁ APRENDER - Breve história do design gráfico; - O desenho como ferramenta de criação e registro de ideias; - Fundamentos e bases do design gráfico; - Pesquisa, levantamento e análise de informações; - Infografia e design de informação; - Prática de projeto. [-]

Curso One Year em Design de Interiores

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro
campus Meio Período 270  March 2017 Brasil Estado do Rio

O curso promove um contato inicial e abrangente com a atividade do designer de interiores, dando ênfase às aulas práticas de desenvolvimento de projeto. Instrumentaliza o aluno para que ele desenvolver projetos de ambientes harmônicos, funcionais e pertinentes. [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE 2ª Turma de Design de Interiores Início previsto: março Aulas: segundas e quartas – 19h30 às 22h30 + alguns sábados – 10h às 17h Carga horária: 270 horas Idioma: Português O curso promove um contato inicial e abrangente com a atividade do designer de interiores, dando ênfase às aulas práticas de desenvolvimento de projeto. Instrumentaliza o aluno para que ele desenvolver projetos de ambientes harmônicos, funcionais e pertinentes. Também proporciona o contato com profissionais de destaque no cenário local, que trazem sua experiência prática para a sala de aula. A abordagem é objetiva e prática com conteúdo em diversos formatos: aulas expositivas, ateliês de desenvolvimento de projeto, workshops, palestras e visitas guiadas. A intenção é apresentar os alunos à realidade do profissional da área, dando noções sobre os processos e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos de interiores. PÚBLICO-ALVO Pessoas com interesse por Design de Interiores que pretendem iniciar uma prática de projeto na área. O curso atende tanto profissionais com formação e/ou experiência em outras áreas que desejam migrar para o mercado de design de interiores quanto jovens buscando iniciar seus estudos na área. O ALUNO IRÁ - Ampliar seu repertório de soluções e referências arquitetônicas e visuais. - Ter contato com diferentes metodologias de projeto e diferentes tipos de espaços. - Ser apresentado aos processos e às ferramentas necessárias para o desenvolvimento de projetos de interiores. - Familiarizar-se com o vocabulário próprio da disciplina e com as questões importantes para se pensar a produção de design de interiores na atualidade. TEMAS DO CURSO - Exercícios práticos de desenvolvimento de Projetos de Interiores. - Estudo das questões referentes à história do design e da arquitetura, assim como do contexto atual da disciplina. - Linguagem e expressão gráfica. - Projetos Integrados: concepção de iluminação, mobiliário etc. - Noções iniciais de aspectos técnicos e construtivos. [-]

Curso de Extensão em Coolhunting - Pesquisa de Tendências

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro
campus Meio Período 60  March 2017 Brasil Estado do Rio

O curso especial de Cool Hunting – Pesquisa de Tendências capacita os alunos para a prática do método de pesquisa coolhunting que é muito utilizado em empresas de pesquisa de tendências, agências de publicidade, áreas de P&D, branding e inovação. [+]

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE Oferecer ferramentas para o acompanhamento das tendências e movimentos de um mercado em contínua transformação. 5ª Turma de Coolhunting Início previsto: março Aulas: terças e quintas – 19h30 às 22h30 Carga horária: 60 horas Idioma: Português Descrição e Objetivos: O curso especial de Cool Hunting – Pesquisa de Tendências capacita os alunos para a prática do método de pesquisa coolhunting que é muito utilizado em empresas de pesquisa de tendências, agências de publicidade, áreas de P&D, branding e inovação. O aluno será estimulado a refletir sobre o momento atual, colocando-o em contato com teorias e temas que geram debates sobre a contemporaneidade e preparando-o para elaborar o pensamento em busca de novas tendências comportamentais. Outro objetivo é apresentar o profissional que trabalha como coolhunter , o que faz, como é o seu dia a dia, colocando o aluno em contato com fontes de pesquisa e com profissionais que já atuam neste mercado, assim como exercitar a prática como coolhunter , colocando o aluno na situação de pesquisador de tendências, com a supervisão das docentes. O curso visa: - Oferecer ferramentas para o acompanhamento das tendências e movimentos de um mercado em contínua transformação; - Complementar a formação de profissionais que desejam estar na vanguarda de suas áreas de atuação; - Estimular o pensamento acerca do consumo e do consumidor moderno; - Estimular e fomentar um pensamento inovador e crítico para o desenvolvimento de novos produtos e serviços; - Desnaturalizar conceitos prontos e estimular o pensamento de longo prazo; - Oferecer ao aluno a possibilidade da experiência de captar inovações, através do trabalho de campo supervisionado. Público-alvo: Profissionais e estudantes da área do design, moda, comunicação, publicidade, antropologia e marketing. Temas do curso: - Indivíduos, consumo e sociedade de consumo. - Tendências, modas e modismos. - Cidades, ruas e comportamento no ambiente urbano. - Inovações tecnológicas e suas influencias no comportamento do indivíduo. - Pesquisa e etnografia: sair a campo. Elaboração e escolha de metodologias. - Como pesquisar? O que observar? O que pesquisar? - Como elaborar um relatório de coolhunting . - O dia a dia de um profissional de coolhunting. - Análise, seleção e organização dos dados de campo. - As diversas e novas fontes de pesquisa. - Como identificar o que é “quente”? - Comportamento global e a relação com o local. - Pesquisas de campo supervisionadas pelas docentes. O que o aluno irá aprender? - Compreender o que são e como se estruturam tendências de comportamento de consumo e como captar seus sinais. - Compreender sobre cultura material contemporânea. - Noções básicas de antropologia urbana e etnografia urbana. - Prática de etnografia urbana. - Prática na elaboração de uma pesquisa de tendências: coleta, pesquisa e ferramentas de análise. - Prática na elaboração de relatórios de pesquisa de tendências (coolhunting). - Entendimento sobre a gestão da carreira de pesquisador coolhunter. - Reflexão acerca do consumo e do consumidor moderno. *O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum. Coordenação: Flávia Mendonça Flávia Mendonça é jornalista e graduada em Moda pela UFRJ e UVA, respectivamente. Trabalha há dez anos na área, onde é especializada em assuntos relacionados à moda, design, e tendências de comportamento de consumo para empresas internacionais especializadas em pesquisa de tendência como WGSN, Stylus, Trend Büero, assim como as revistas e sites JC Report, L’Officiel Brasil, Condé Nast Traveller, Lonely Planet, ABC Design, entre outros. Freelancer, também atuou com branded content e estratégias de marketing e pesquisa de mercado para empresas como Melissa, Dell Anno, Coza e Lambretta Watches. Atuou como docente e pesquisadora do Núcleo de Cenário Futuros da Pontifícia Universidade Católica/ PUC-Rio (2007-2012). [-]

Curso de Extensão em Design Estratégico

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro
campus Meio Período 60  March 2017 Brasil Estado do Rio

Objetivo do curso é incentivar o pensamento crítico e a capacidade criativa e projetual, utilizando o Design Estratégico como ferramenta. [+]

Melhores Cursos em Artes no Brasil 2017. THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE Incentivar o pensamento crítico e a capacidade criativa e projetual, utilizando o Design Estratégico como ferramenta de negócio. 4ª Turma de Design Estratégico Início previsto: março Aulas: segundas e quartas – 19h30 às 22h30 Carga horária: 60 horas Idioma: Português Descrição e objetivos: Objetivo do curso é incentivar o pensamento crítico e a capacidade criativa e projetual, utilizando o Design Estratégico como ferramenta. A metodologia é interativa e colaborativa, priorizando o foco em pesquisa, a reflexão de novas oportunidades e a conceituação. As aulas serão ministradas por profissionais com atuação reconhecida no mercado, que trarão dados da realidade de agências, clientes e grandes cases. A ideia é transmitir aos alunos os desafios, as experiências e as oportunidades relacionadas ao Design, Inovação e Design Estratégico. Público-alvo: Profissionais de design, arquitetura, publicidade e áreas afins. Pré-requisitos: Conhecimento sobre design e formação superior. Temas do curso: O Curso de Design Estratégico segue a metodologia do processo de inovação por meio do Design Thinking. Módulo 1: Entender - Case Design Estratégico. - Inovação. - Design, Design Thinking e Design Estratégico. Módulo 2: Planejar - Técnicas de Investigação e Pesquisa. - Metodologias e Processos de Design Estratégico. - Conhecendo uma agência de Design Estratégico. - Sustentabilidade no desenvolvimento e prática em projetos. - Branding e Design Estratégico. - “Janelas em Design Estratégico”: Encontros com profissionais convidados que atuam em diferentes áreas como: Economia Criativa, Politicas de Incentivo ao Design, Crowndfunding, Mobilidade, Educação e Design de Serviços. Módulo 3: Agir Orientados por uma equipe multidisciplinar, os alunos serão estimulados a realizar um projeto através da metodologia do Design Thinking. As oficinas serão teóricas e práticas, usando o princípio do aprender fazendo. O que o aluno irá aprender? - Novas maneiras de olhar e pensar, utilizando o Design Estratégico como ferramenta de projeto. - Conceituar, desenvolver, projetar e comunicar ideias inovadoras. - Olhar com atenção para suas características e potencialidades, desenvolvendo habilidades e atitudes para autonomia profissional. - Uma nova rede de pessoas abertas a conversas e debates sobre design, estratégia e inovação. - Conhecimento e prática da metodologia de Design Thinking. Coordenador: Daniel Pan Daniel Pan é graduado em Desenho Industrial e em Projeto de Produto pela UFRJ e com grande experiência profissional em fábricas e nas principais agências de design. Hoje é sócio e Gerente de Design da Crama Design Estratégico. Gerencia equipes multidisciplinares em projetos de design estratégico com foco na inovação: ambientes, exposições, lojas, modelos de franquia, mobiliário e embalagens para clientes como Oi, Metrô Rio, O Globo, Diageo, Vale, Ipiranga, Rio2016, Sonangol e Technos. *O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum. [-]