Curso de Extensão em Coolhunting - tendências, consumo e design

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

Descrição do Programa

Curso de Extensão em Coolhunting - tendências, consumo e design

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE

O curso tem como objetivo principal desenvolver o espírito de observação e percepção aplicado à analise do Coolhunting e apresentar a metodologia de trabalho para a pesquisa e análise de tendências transmitindo uma visão bastante ampla do assunto e do contexto mercadológico onde as mesmas se aplicam.

  • Início: setembro
  • Termino: novembro
  • Dias da semana: 2ª e 6ª feiras
  • Horário: 19h-23h
  • Carga horária: 48h

Objetivo:

Capacitar o aluno a planejar e executar pesquisas de tendências, com base na metodologia do Coolhunting e focadas no seu mercado de interesse. Estimular a sensibilidade e a capacidade interpretativa do aluno, utilizando conhecimentos de semiótica, design e abordagens multidisciplinares.

Público-Alvo:

O curso tem aplicação prática para profissionais de áreas estratégicas (planejamento, branding, posicionamento, segmentação, estilo) e também de áreas mais táticas (criação, desenvolvimento, compras, execução etc.).

Cenário:

Em um mercado cada vez mais globalizado, massificado e padronizado, conhecer as tendências é uma forma de buscar a diferenciação, a atualização ou mesmo a inovação. A demanda por serviços de pesquisa de preferências está crescendo, principalmente por seu caráter estratégico, que possibilita antecipar padrões e diferenciais para produtos, serviços e marcas.

Conteúdo:

  • O cenário contemporâneo e a pesquisa de tendências
  • Tendências: definições teóricas e aplicações ao mercado
  • Antropologia do consumo: manifestações e significados
  • O método semiótico: como interpretar signos e tendências
  • Os processos de difusão de uma tendência
  • Metodologia de pesquisa: o coolhunting
  • Safáris urbanos e imersões práticas
  • Transformando tendências em estratégias

Quórum mínimo:

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum.

Coordenação:

Bruno Pompeu

Bruno Pompeu é publicitário, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), doutor e mestre em consumo, comunicação e semiótica pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Atua desde 2004 no mercado de pesquisas de tendências, tendo participado regularmente da elaboração prática e conceitual do Observatório de Tendências, do instituto Ipsos. Responsável pelos estudos de semiótica do instituto Ibope, também participou da elaboração do relatório anual Brasil: Contexto e Tendências. É professor de pós-graduação do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, onde também é responsável pelo curso de extensão em Coolhunting.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)


Última atualização July 12, 2016
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Abr. 2017
Duration
Duração
48 horas
Meio Período
Locations
Brasil - São Paulo
Data inicial: Abr. 2017
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Abr. 2017
Brasil - São Paulo
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações