Curso de Extensão em Coolhunting - Pesquisa de Tendências

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro

Descrição do Programa

Curso de Extensão em Coolhunting - Pesquisa de Tendências

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE

Oferecer ferramentas para o acompanhamento das tendências e movimentos de um mercado em contínua transformação.

  • 5ª Turma de Coolhunting
  • Início previsto: março
  • Aulas: terças e quintas – 19h30 às 22h30
  • Carga horária: 60 horas
  • Idioma: Português

Descrição e Objetivos:

O curso especial de Cool Hunting – Pesquisa de Tendências capacita os alunos para a prática do método de pesquisa coolhunting que é muito utilizado em empresas de pesquisa de tendências, agências de publicidade, áreas de P&D, branding e inovação. O aluno será estimulado a refletir sobre o momento atual, colocando-o em contato com teorias e temas que geram debates sobre a contemporaneidade e preparando-o para elaborar o pensamento em busca de novas tendências comportamentais.

Outro objetivo é apresentar o profissional que trabalha como coolhunter , o que faz, como é o seu dia a dia, colocando o aluno em contato com fontes de pesquisa e com profissionais que já atuam neste mercado, assim como exercitar a prática como coolhunter , colocando o aluno na situação de pesquisador de tendências, com a supervisão das docentes.

O curso visa:

  • Oferecer ferramentas para o acompanhamento das tendências e movimentos de um mercado em contínua transformação;

  • Complementar a formação de profissionais que desejam estar na vanguarda de suas áreas de atuação;

  • Estimular o pensamento acerca do consumo e do consumidor moderno;

  • Estimular e fomentar um pensamento inovador e crítico para o desenvolvimento de novos produtos e serviços;

  • Desnaturalizar conceitos prontos e estimular o pensamento de longo prazo;

  • Oferecer ao aluno a possibilidade da experiência de captar inovações, através do trabalho de campo supervisionado.

Público-alvo:

Profissionais e estudantes da área do design, moda, comunicação, publicidade, antropologia e marketing.

Temas do curso:

  • Indivíduos, consumo e sociedade de consumo.
  • Tendências, modas e modismos.
  • Cidades, ruas e comportamento no ambiente urbano.
  • Inovações tecnológicas e suas influencias no comportamento do indivíduo.
  • Pesquisa e etnografia: sair a campo. Elaboração e escolha de metodologias.
  • Como pesquisar? O que observar? O que pesquisar?
  • Como elaborar um relatório de coolhunting .
  • O dia a dia de um profissional de coolhunting.
  • Análise, seleção e organização dos dados de campo.
  • As diversas e novas fontes de pesquisa.
  • Como identificar o que é “quente”?
  • Comportamento global e a relação com o local.
  • Pesquisas de campo supervisionadas pelas docentes.

O que o aluno irá aprender?

  • Compreender o que são e como se estruturam tendências de comportamento de consumo e como captar seus sinais.

  • Compreender sobre cultura material contemporânea.

  • Noções básicas de antropologia urbana e etnografia urbana.

  • Prática de etnografia urbana.

  • Prática na elaboração de uma pesquisa de tendências: coleta, pesquisa e ferramentas de análise.

  • Prática na elaboração de relatórios de pesquisa de tendências (coolhunting).

  • Entendimento sobre a gestão da carreira de pesquisador coolhunter.

  • Reflexão acerca do consumo e do consumidor moderno.

*O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum.

Coordenação:

Flávia Mendonça

Flávia Mendonça é jornalista e graduada em Moda pela UFRJ e UVA, respectivamente. Trabalha há dez anos na área, onde é especializada em assuntos relacionados à moda, design, e tendências de comportamento de consumo para empresas internacionais especializadas em pesquisa de tendência como WGSN, Stylus, Trend Büero, assim como as revistas e sites JC Report, L’Officiel Brasil, Condé Nast Traveller, Lonely Planet, ABC Design, entre outros.

Freelancer, também atuou com branded content e estratégias de marketing e pesquisa de mercado para empresas como Melissa, Dell Anno, Coza e Lambretta Watches. Atuou como docente e pesquisadora do Núcleo de Cenário Futuros da Pontifícia Universidade Católica/ PUC-Rio (2007-2012).

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)


Última atualização July 12, 2016
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Mar. 2018
Duration
Duração
60 horas
Meio Período
Locations
Brasil - Estado do Rio
Data inicial: Mar. 2018
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Dates
Mar. 2018
Brasil - Estado do Rio
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações