MUDANÇA CLIMÁTICA - Impactos, Modelagem E Regulação

Paris School of Economics

Descrição do Programa

Leia a Descrição Oficial

MUDANÇA CLIMÁTICA - Impactos, Modelagem E Regulação

Paris School of Economics

Os impactos das mudanças climáticas na economia (sobre agricultura, renda, migrações) e a regulamentação apropriada de "a maior externalidade que o mundo já viu", como diz a Revista Stern, estão cada vez mais no centro da política e do debate científico.

Este programa de escola de verão PSE visa ensinar aos participantes a pesquisa de ponta sobre o tema e familiarizá-los com os métodos relevantes para analisar o problema (análise econométrica, modelagem dinâmica). Como medimos os impactos das mudanças climáticas nos resultados econômicos? Como modelamos uma externalidade dinâmica? Quais são os instrumentos econômicos relevantes para combater as mudanças climáticas em um mundo globalizado?

climate-change

O curso é dividido em três partes:

  • Medindo os impactos das mudanças climáticas (ensinado por Wolfram Schlenker e Katrin Millock)
  • Modelagem de mudanças climáticas e o princípio da precaução (ensinado por Fanny Henriet, Katheline Schubert e David Martimort)
  • Regulação de uma externalidade global: impactos distributivos e impactos comerciais (ministrado por Mireille Chiroleu-Assouline e Hélène Ollivier)

A ênfase é colocada na introdução de ferramentas e no desenvolvimento da intuição. Haverá sessões de prática que ilustram os métodos econométricos apresentados em sala de aula, em particular sobre os impactos da temperatura e das chuvas sobre os resultados econômicos, utilizando o software STATA. Observe que os estudantes devem ter conhecimento básico do software STATA. O objetivo do curso é equipar os participantes com os antecedentes e as ferramentas necessárias como pesquisador para contribuir com esse campo dinâmico.

Os participantes terão a oportunidade de enviar um documento a ser apresentado dentro deste programa. Os documentos selecionados serão apresentados na frente dos participantes e professores em slots diários reservados para tais apresentações.

Pré-requisitos

É preferível um conhecimento pré-requisito de Economia Ambiental no nível intermediário (Mestrado ou graduação muito forte). Um conhecimento básico da Stata também é recomendado.

Professores

  • Mireille Chiroleu-Assouline é formada pela École Centrale Paris e é professora de Economia na Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne e PSE. Sua pesquisa e experiência são sobre economia ambiental, e mais especificamente sobre tributação e seu impacto econômico, políticas para reduzir o efeito estufa, as responsabilidades sociais e ambientais das empresas e as interações entre ONGs, empresas e decisores públicos no campo ambiental.
  • Fanny Henriet é pesquisadora em economia do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS) e professora associada da PSE. Ela detém um doutorado da PSE. Os seus interesses de pesquisa passam da economia de recursos e meio ambiente, transição de energia para uma economia pública mais ampla.
  • David Martimort ocupa o cargo de Diretor de Estudos na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e é Professor da PSE. Possui um doutorado na Universidade de Toulouse. É especialista em Teoria dos Incentivos e suas aplicações. Ele co-autorizou com JJ Laffont o livro de referência sobre o tema ("The Theory of Incentives", 2002). Sua pesquisa abrange uma ampla área de Organização Industrial, Regulação para Economia de Desenvolvimento, Economia Política e Economia Pública, com especial ênfase em questões relacionadas à governança regulatória e pública.
  • Katrin Millock é pesquisadora em economia do CNRS e professora associada da PSE. Ela obteve seu doutorado em economia agrícola e de recursos da Universidade da Califórnia, em Berkeley. Sua pesquisa atual está focada no meio ambiente e no desenvolvimento, e recentemente ela coordenou um projeto sobre migração induzida pelo clima financiado pela Agência Nacional de Pesquisas (ANR).
  • Hélène Ollivier é pesquisadora em economia do CNRS e professora associada da PSE. Ela possui um doutorado na Ecole Polytechnique, e ela era uma assistente de pós-doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley. Os seus interesses de pesquisa concentram-se no vínculo entre a liberalização do comércio e o meio ambiente e sobre os constrangimentos da economia política nas políticas ambientais.
  • Wolfram Schlenker é professor da Escola de Assuntos Internacionais e Públicos e do Earth Institute da Columbia University. Ele possui um doutorado da Universidade da Califórnia, Berkeley. Ele é um especialista na avaliação dos impactos das mudanças climáticas, especialmente na agricultura, bem como nas migrações. Ele faz parte do conselho de revisão de editores da Ciência e parte do comitê de direção do programa NBER sobre Meio Ambiente e Energia Econômica.
  • Katheline Schubert é professora de economia da Universidade Paris 1 Panthéon Sorbonne e PSE. Ela possui um doutorado pela University Paris 1. Sua pesquisa é sobre economia ambiental e de recursos naturais, economia de mudanças climáticas, macroeconomia dinâmica e teoria do crescimento.

Supervisor de Programa: Hélène Ollivier

Cronograma

Segunda-feira, 18 de junho
8h30 - 9h Café de boas vindas
9h às 11h Katheline Schubert, Modelagem de Mudanças Climáticas e Princípio de Precaução
11h - 11h15 Pause
11h15 - 13h15 David Martimort, Modelagem de Mudanças Climáticas e Princípio de Precaução
13h15 - 14h15 Almoço
14h15 - 16h15 Wolfram Schlenker, Medindo os impactos das mudanças climáticas na agricultura
16h15 - 16h30 Pause
16h30 - 17h30 Workshop / Discussão
A partir das 6 horas, bem-vindo Cocktail

Terça-feira, 19 de junho
9h - 11h Fanny Henriet, Modelagem de Mudanças Climáticas e Princípio de Precaução
11h - 11h15 Pause
11h15 - 12h45 Katrin Millock, Medindo os Impactos das Mudanças Climáticas e Desastres Naturais sobre Crescimento e Migração
12h45 - 14h00 Almoço
14h - 15h30 Workshop / Discussão
15h30 - 15h45 Pausa
15h45 - 17h45 Wolfram Schlenker, Medindo os Impactos das Alterações Climáticas na Agricultura
A partir das 18 horas Evento social

Quarta-feira, 20 de junho
9h - 11h Mireille Chiroleu-Assouline, Regulação de uma Externidade Global
11h - 11h15 Pause
11h15 - 12h45 Katrin Millock, Medindo os Impactos das Mudanças Climáticas e Desastres Naturais sobre Crescimento e Migração
12h45 - 14h00 Almoço
14h - 15h30 Workshop / Discussão
15h30 - 15h45 Pausa
15h45 - 17h45 Wolfram Schlenker, Medindo os Impactos das Alterações Climáticas na Agricultura
18h - 19h François Bourguignon, palestra plenária

Quinta-feira, 21 de junho
9h - 11h Helene Ollivier, Regulamento de uma Externidade Global
11h - 11h15 Pause
11h15 - 12h45 Katrin Millock, Medindo os Impactos das Mudanças Climáticas e Desastres Naturais sobre Crescimento e Migração
12h45 - 14h00 Almoço
14h - 3.15 p.m. Sessão de prática
15h15 - 15h30 Pause
15h30 - 17h30 Mireille Chiroleu-Assouline, Regulamento de uma Externidade Global
A partir das 18 horas Evento social

Sexta-feira, 22 de junho
9h - 11h Helene Ollivier, Regulação de uma externalidade global
11h - 11h15 Pause
11h15 - 1h Workshop / Discussão
13h - 14h Almoço
14h - 15h30. Sessão de prática
15h30 - 16h Pause
16:00 - 18:00 Mireille Chiroleu-Assouline, Regulamento de uma Externidade Global
A partir das 18 horas Cocktail / certificados de despedida

Essa escola oferece programas em:
  • Inglês


Última atualização January 23, 2018
Duração e Preço
Este curso é No câmpus
Start Date
Data inicial
Junho 2018
Duration
Duração
5 dias
Período integral
Price
Preço
1,200 EUR
Locations
França - Paris, Île-de-France
Data inicial: Junho 2018
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Junho 22, 2018
Dates
Junho 2018
França - Paris, Île-de-France
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Junho 22, 2018
Price
Taxas para estudantes. Taxas para outros participantes = 1500 €. Candidatos patrocinados por suas organizações Taxas = 2000 €