Direção de Arte

Miami Ad School - São Paulo

Descrição do Programa

Direção de Arte

Miami Ad School - São Paulo

Direção de Arte

A Miami Ad School/ESPM é a cura para o sedentarismo criativo.

Criação é um músculo. Se você para de usar, ele atrofia. Para enfrentar o mercado, um diretor de arte precisa estar em plena forma. E isso não quer dizer só fazer um p* layout. É preciso mais.

Hoje, um diretor de arte cria, conceisua e até escreve. Isso mesmo, um diretor de arte faz tudo que um redator faz. E, de quebra, ainda precisa ter fôlego pra fazer o layout.

Mas existe um segredo para chegar a esse condicionamento? Treinando. Para ser mais específico, 2 anos treinando.

Se você quer ser um diretor de arte brilhante, a Miami Ad School/ESPM é a sua academia. Aqui você vai fazer, refazer e refazer de novo. Ou seja, suar a camiseta. Pra quando chegar a hora H, você ter gás de sobra pra dar.

Pois no mundo de hoje, não há lugar para sedentarismo, nem na criação.

BOOTCAMP

Sem dúvida nenhuma, essa não é simplesmente uma disciplina, mas uma experiência. E uma grande experiência, vamos concordar. O aluno, durante um trimestre, conmorará com alunos planejadores e juntos vão montar estratégias de comunicação e elaboração de conceitos e campanhas publicitárias numa grande maratona. Além dos criativos professores, o aluno terá a oportunidade de conmorar com grandes planejadores do mercado.

CAMPANHAS INTEGRADAS

Nessa disciplina você vai trabalhar duro. Não vai pensar apenas em formatos: prints, banners, filmes. Vai pensar numa BIG IDEA. Algo maior que possa se multiplicar em várias plataformas sem perder a força ou o brilhantismo. Vai entender que hoje todo o trabalho de comunicação é integrado. Todas as ações conversam entre si e não são apenas cópias adaptadas. Existe inclusive uma categoria no Festival de Cannes para isso: Titanium and Integrated Lions awards.

CRIAÇÃO DE PRODUTO

O mundo das ideias não se limita às campanhas tradicionais. Hoje o cliente espera que você tenha ideias que melhorem o negócio dele. Ideias brilhantes, frescas e que o consumidor se envolva. Nessa disciplina o aluno vai pensar algo que possa somar ao produto ( exemplo: latinhas falantes da Skol) e que, a partir dessa ideia, seja criada uma plataforma de comunicação integrada.

CULTURA POP

Primeiro que criativo não pode se alimentar só de propaganda. Até porque o mundo é cheio de influências.Vamos falar de cultura pop. Cada vez mais propaganda e cultura pop se misturam. Cada vez mais a propaganda quer fazer parte da cultura pop de uma sociedade.Você tem que passar a produzir cultura pop para marcas e produtos. E o que é exatamente um produto pop? Neste curso, aprofundamos esta discussão e investigamos diversos fenômenos culturais e artísticos, dos quadrinhos ao cinema, da literatura à música. Parte das aulas conta com convidados como músicos, animadores, cartunistas, etc, que dividem com os alunos suas experiências práticas.

DESIGN E LAYOUT

Essa disciplina desenvolve habilidades em vários estilos e técnicas de layout, do esboço mais básico ao layout mais completo. Enfatizamos a importância de não utilizar excessivamente o computador. O computador jamais terá uma ideia; você não encontrará os seus conceitos nele.

DIGITAL 1: CONCEITOS BÁSICOS

Você é criativo e não entende nada de web? Agora vai ter que entender. O mundo on e o mundo off estão cada vez mais num único mundo. E todo criativo tem que aprender a pensar ideias, não importa os meios. Nessa primeira disciplina de digital, o aluno vai ter um equilíbrio entre parte conceisual e parte técnica. Mas não se assuste, não vamos ser chatos. Você vai entender o cenário da comunicação; como era e para onde caminha; tipos de interfaces digitais; tecnologias digitais; formas de publicidade na internet: banner simples com interação / richmedia / e-mail marketing; hotsites / sites / redes sociais, links patrocinados e o que mais for inventado até o início das aulas.

DIGITAL 2 : CAMPANHAS

Nessa disciplina você vai pensar grande digitalmente falando. Vai entender como pensar as campanhas. Como ampliar um conceito criativo em vários formatos digitais. Ter ideias que conversem e que juntas criem uma experiência inesquecível para o consumidor. Vai discutir cases famosos e pensar formatos que nem existem ainda. Vai aprender a pensar e usar novas tecnologias, entender novos vocabulários.

DIGITAL 3: MÍDIA SOCIAL E MOBILE

Nada é tão falado, tão celebrado no mundo das tecnologias do que mídias sociais e mobile. Nenhum cliente hoje que se preze pode ficar de fora das redes sociais. Você vai estudar cases clássicos premiados e aprender a ter ideias usando as mídias sociais. Vai também entender que o celular é a grande mídia do século 21. Vai entender como pensar um aplicativo para celular e como colocar essa ideia dentro de um contexto maior.

ESCREVENDO ROTEIROS DE COMERCIAIS

Os 30 segundos não estão sozinhos. Hoje, escrever um roteiro criativo de publicidade tem inúmeras soluções. Não importa se é comercial de TV, cinema ou other screens como celulares e computadores.As narrativas lineares e clássicas convivem com a irreverência da internet e dos virais.

FAÇA BONITO: APRESENTE BEM SUAS IDEIAS

Apresentar ideias é tão importante quanto ter ideias. Nessa disciplina você vai aprender a apresentar melhor seus trabalhos. A contar melhor uma ideia. A fazer um board bem feito, exatamente como as agências inscrevem nas grandes premiações internacionais. Vai entender como criar um videocase. Uma campanha integrada hoje precisa de um bom videocase de apresentação.

FOTOGRAFIA BÁSICA

Essa disciplina lhe ensinará as habilidades básicas da fotografia, como a câmera funciona, lentes e que tipo de filme utilizar para diferentes tipos de condições. Outro objetivo é ensiná-lo a utilizar a câmera para a visualização criativa. Lembre-se, esta escola desencoraja totalmente o uso de fotografias de bancos de imagens. O aluno deve se tornar um bom fotógrafo e nunca depender de um catálogo de fotografias tiradas por outras pessoas.

FOTOGRAFIA DE ESTÚDIO

Você irá rever iluminação de estúdio e problemas de estúdio e então se aprofundará nos tipos de tarefas difíceis, que surgem em um estúdio de fotografia publicitária. As tarefas são várias: ex­igências incomuns de iluminação, moda, grupos de pessoas, equilíbrio de cores e retratos. Você estudará o negócio da fotografia, incluindo como conquistar/manter clientes, como cobrar pelo seu trabalho e como receber o justo e merecido.

GAMES

A área de games rende, hoje, mais dinheiro que todas as grandes produções de Hollywood somadas. Essa é uma audiência que não pode ser desprezada quando buscamos novos canais para veicular mensagens. Esse curso busca embasar o aluno com conceitos de games, boardgames, advergames, serious games e ARGs (Alternate Reality Games) como ferramentas de comunicação. As aulas serão expositivas, com análises de cases, discussões em grupo e alguns exercícios em laboratórios.

ILUSTRAÇÃO

Nessa disciplina você terá contato com o processo de ilustração, suas técnicas e estilos. Aprenderá como se comunicar através da ilustração na propaganda, sempre relevando seus conceitos básicos: luz, sombra e perspectiva.

IMAGEM RASTER/MÍDIA ELETRÔNICA (PHOTOSHOP BÁSICO)

O curso ensina ao aluno o conceito de imagem raster através do uso do programa Adobe Photoshop. Resolução, tamanho, dimensão, profundidade de cor, técnicas de edição, tratamento de imagem e ilustração. Teoria das cores, produção para mídia eletrônica, são alguns tópicos abordados. Mesclando nas aulas conceitos técnicos necessários para que o aluno adquira a compreensão da aplicação com a prática do software, levamos o aluno a buscar suas próprias soluções para a execução de suas
ideias, desvinculando criação e técnica.

IMAGEM VETORIAL / MÍDIA IMPRESSA (ILLUSTRATOR/INDESIGN)

O curso ensina ao aluno o conceito de imagem vetorial através do uso dos programas Adobe Illustrator e InDesign. Começando com o estudo de desenho e ilustração o aluno aprende os princípios da edição vetorial (pontos âncora e vetores) e técnicas de ilustração utilizando o programa Adobe Illustrator. Após apresentação de conceitos sobre mídia impressa e produção editorial o aluno aprende as técnicas básicas da editoração eletrônica com o programa Adobe InDesign.

INTRODUÇÃO À TIPOGRAFIA

O objetivo dessa disciplina é fazer com que o aluno se apaixone pela forma tipográfica por meio do estudo da história dos tipos de impressão. Os desenvolvimentos estilísticos importantes dos grandes designers de tipos, antigos e asuais, são a base do design com tipos de impressão.

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Essa é uma disciplina de criação com visão de produção. Você recebe informações sobre storyboards, técnica de câmera, efeitos sonoros, música, compreensão básica de edição e como planejar uma pré-produção. E, depois disso tudo, você ainda tem que pensar em ideias brilhantes de roteiros e produzi-los no final da disciplina. Vamos deixar você um criativo que sabe opinar e ajudar um diretor de filmes numa produção de comerciais.

LINGUAGEM GRÁFICA

Aqui é o abc da direção de arte. É um curso eminentemente prático destinado a complementar a formação do diretor de arte de maneira específica em aspectos formais da função, tais como usos da tipografia, fotografia, ilustração e outros elementos gráficos. Visa também ajudar o aluno a entender e determinar pesos e hierarquias desses elementos gráficos na elaboração de peças publicitárias, de maneira que permita que ele estabeleça a melhor maneira de expressar um determinado conceito ou ideia de campanha em diversos formatos de mídias, tradicionais ou não.

MÍDIA IMPRESSA AVANÇADA: CONCEITOS E IDEIAS VISUAIS

Ok, você já sabe o básico. Agora, vai sofrer para se superar e ter ideias muito boas, acima da média. Ideias brilhantes no conteúdo e na execução. Que encham os olhos dos mais duros criativos. Essa disciplina é sempre dada por um grande diretor de arte de uma grande agência. Como dissemos, prepare-se que o pior nem começou.

MÍDIA IMPRESSA BÁSICA

Nessa disciplina, o aluno aprende uma grande variedade de técnicas de propaganda que vai ajudá-lo a pensar criativamente. Os primeiros passos para entender direção de arte e como uma ideia funciona visualmente.

PLANEJAMENTO É COISA DE CRIATIVO TAMBÉM

O que é uma estratégia? Estratégia de marca versus estratégia criativa? Por que é importante entender uma estratégia? Cada vez mais o criativo tem que entender de planejamento e organizar um raciocínio. Tem que fazer o caminho antes de criar. Você quer ser criativo? Então, tudo isso lhe diz respeito.

PRODUÇÃO DE VIDEOCASE USANDO AFTER EFFECTS

Ok, você sabe pensar um videocase. Mas, sabe, na real, fazer? Essa disciplina foi criada para que o aluno tenha suporte técnico para desenvolver, editar e o que mais for preciso para produzir o seu videocase. Essa aula é dada por um professor que produz videocases que ganham Leões em Cannes. Não é pouco coisa.

REDAÇÃO: COMECE COM UMA IDEIA

Primeira disciplina de redação publicitária do curso. Seu primeiro contato com um vocabulário de propaganda mais sofisticado. Aqui você vai entender que tudo começa com aprender a ter ideias. De todos os tamanhos e formatos. Aprenderá técnicas de redação: desenvolvimento de textos e títulos. Vai dar os primeiros passos sobre conceisuação. E o principal: começará a desenvolver um critério. Este vai ajudar você a distinguir o que é um trabalho criativo e o que não é. E, claro, vai trabalhar muito.

STUDENT COMPETITIONS

Esta disciplina é uma prova de fogo para o aluno. Nela, você estuda ideias premiadas e por que elas foram premiadas. E, como exercício de classe, você participa de grandes competições internacionais para estudantes. Nossos alunos já ganharam vários prêmios internacionais. Chegou a sua vez. É ou não é um grande desafio?

TRATAMENTO DE IMAGEM AVANÇADO

Técnicas Avançadas do software Photoshop.

TIPOGRAFIA AVANÇADA

Essa disciplina pesquisa os líderes do passado e do presente no design tipográfico. O aluno revê a história dos tipos e os extraordinários designers antigos de tipos gráficos. O aluno aplica o que aprendeu a uma variedade de projetos que incluem pôsteres, capas de CD e fol­hetos.

TUDO PODE SER MÍDIA: OOH a guerrilha

Nas polêmicas discussões sobre a sobrevivência dos comerciais de TV e das páginas duplas de revista, surge a necessidade de explorar outras formas de mídias nunca antes pensadas. Nessa disciplina, sua ideia criativa irá para lugares onde ela nunca pensou em estar. Seja de peças out of home (dos tradicionais outdoors ao sofisticado mobiliário urbano moderno), seja de peças alternativas ou de guerrilha. Pensar fora da caixa.

USER EXPERIENCE

As agências estão cada vez mais construindo plataformas digitais duradouras para seus clientes. Para que esses produtos digitais sejam criados, existem técnicas derivadas do Design de Interação para ajudar o criativo nesse processo. Entre os assuntos ensinados no curso estão: metodologias de pesquisa e síntese, design thinking e design strategy, processos de ideação voltados para a criação de produtos digitais, além dos principais conceitos de arquitetura de informação e usabilidade.

VÍDEO STORYTELLING

Como contar uma história transmídia que se desdobra através de múltiplas plataformas? Como fazer a marca criar seu próprio conteúdo com a participação de seus fãs, disseminando assim sua própria história? Nessa aula, vamos ver grandes cases de sucesso, aprender a pensar para diversas mídias e conhecer profissionais que estão criando e produzindo histórias transmídias para seus clientes.

PORTFÓLIO

Essa é a disciplina final. Nela, vamos avaliar seus dois anos de escola e selecionar quais as mel­hores peças que vão compor o seu
portfólio. Selecionar, diga se de passagem, é também fazer novas peças. Ninguém sai da escola sem um portfólio, no mínimo, ótimo. É a regra! Este trimestre será muito mais árduo do que você imagina. O objetivo é desenvolver um portfólio que reflita de maneira honesta suas habilidades e pontos fortes. É a revisão geral, um check-up de tudo que está indo bem ou se precisamos mudar alguma coisa. Essa disciplina tem um grande diferencial: além da orientação de portfólio, você terá uma aula com um headhunter, que dará dicas de como você deve se apresentar para o mercado. Você terá 10 encontros com o seu orientador ao vivo ou pela internet. E no final apresentará o seu portfólio num evento que mistura portfólio night com formatura.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)
Duração e Preço
This course is No câmpus
Start Date
Data inicial
Out. 2016
Duration
Duração
Price
Preço
-
Data inicial Out. 2016
Local
Brasil São Paulo
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Duração
Preço - Mensalidade de 2015: R$ 2.679,20