Design Gráfico

Miami Ad School - Rio de Janeiro

Descrição do Programa

Design Gráfico

Miami Ad School - Rio de Janeiro

Design Gráfico

Sabe o que o Rio de Janeiro tem a ver com o Design Gráfico? Tudo.

Da calçada de Copacabana às curvas do Pão de Açúcar, das cores da Rocinha, até a beleza colossal do Cristo. Tudo é design.

Na Miami Ad School/ESPM, o aluno aprende a ter um olhar de designer gráfico, e o mais importante: aprende que não existe nada sem uma boa ideia. Para isso, montamos um currículo que reúne os fundamentos do design gráfico com novas disciplinas (user experience, motion e digital) e o pensamento criativo.

Assim, você vai poder trabalhar em lugares onde suas boas ideias são bem-vindas: escritórios de design, agências de publicidade, produtoras.

Afinal, o design gráfico é isto: a união da inspiração certa com uma grande ideia. E cá, pra nós, a inspiração o Rio de Janeiro te dá, as boas ideias a Miami Ad School/ESPM te ensina.

PROGRAMA

BRANDING 1

Essa matéria tem dois objetivos: entender a visão de branding e o processo de criação de uma marca. Na
primeira parte, você vai aprender a traduzir os valores de uma companhia, produto ou serviço em uma marca que se diferencie no mercado, seja relevante e se conecte com o consumidor. Na segunda parte, você se aprofunda no processo de criação da marca, estudando práticas existentes, tendências, concorrência e benchmarks.

BRANDING 2

Essa matéria também se divide em duas partes: Arquitetura da marca e Implementação da marca. Em arquitetura, você vai entender as estratégias para a criação uma marca, seja uma individual ou uma família de marcas, os prós e contras de cada cenário e os elementos que podem ser agrupados: endossos,
descritivos, taglines, etc. Na segunda parte, aprende como implementar a marca, desde os guidlines de aplicação até o lançamento da marca.

CONCEITOS INTERATIVOS

As plataformas de comunicação se ampliaram e você, como futuro designer, precisa entender como se comportam seus projetos, desde o impresso até as telas do iPad e dos SmartPhones. Esta matéria tem como objetivo ensinar a você os princípios da interatividade aplicados às mídias tradicionais e às mídias digitais. Novas tecnologias, como realidade aumentada, QR codes, RFIDs, são exploradas de modo a dar mais ferramentas para o desenvolvimento de soluções criativas que surpreendam o consumidor em qualquer lugar: seja no ponto de vendas, na embalagem dos produtos ou quando o consumidor esteja em movimento.

CULTURA POP

Primeiro que criativo não pode se alimentar só de propaganda. Até porque o mundo é cheio de influências.Vamos falar de cultura pop. Cada vez mais propaganda e cultura pop se misturam. Cada vez mais a propaganda quer fazer parte da cultura pop de uma sociedade.Você tem que passar a produzir cultura pop para marcas e produtos. E o que é exatamente um produto pop? Neste curso, aprofundamos esta discussão e investigamos diversos fenômenos culturais e artísticos, dos quadrinhos ao cinema, da literatura à música. Parte das aulas conta com convidados como músicos, animadores, cartunistas, etc, que dividem com os alunos suas experiências práticas.

DESIGN E LAYOUT

O objetivo dessa matéria é apresentar e discutir os princípios e fundamentos do design gráfico. Serão apresentadas referências, tendências e benchmarks do mercado por meio de exercícios práticos e análise de casos do design contemporâneo.

DESIGN EDITORIAL

É uma das disciplinas mais emblemáticas do design gráfico. Os conceitos de grades, integração de ilustração, fotografia e tipografia servem de base não só para a diagramação de revistas, jornais e livros mas também para as novas mídias digitais.

DESIGN DE EMBALAGEM AVANÇADO

Essa matéria aprofunda o estudo do design de embalagem, identificando os elementos críticos para um projeto de sucesso: público-alvo, canal de vendas, diferenciais do produto, tendências, custos e mercados globais.

DESIGN DE EMBALAGEM BÁSICO

Mais do que um meio de armazenamento e transporte de um produto, a embalagem identifica simbolicamente o produto e possibilita aos consumidores uma relação afetiva como ele. Em muitos casos, o consumidor não dissocia a embalagem do seu conteúdo, que são ao mesmo tempo expressão e atributo do conteúdo. Para muitas empresas, esse é o único meio de comunicação do seu produto com o mercado. Nessa materia, você vai aprender como os aspectos técnicos e de comunicação se relacionam em um bom projeto de embalagem.

DESIGN INFLUENCES

Uma viagem pelos ternos que marcaram a história do modernismo e do design gráfico como força de comunicação. Como os movimentos culturais influenciaram a estética e o processo de desenvolvimento do design nos dias de hoje.

EXPERIÊNCIA DE MARCA

Você vai aprender a direcionar o valor da marca e suas características visuais para uma experiência completa, que encanta e surpreende. Seja desenvolvendo uma loja, um projeto de wayfinding ou um evento. Nos projetos, vamos desenvolver a percepção tridimensional e explorar outros sentidos além da visão.

FOTOGRAFIA BÁSICA

Uma boa foto depende de duas coisas: domínio da técnica, e da linguagem fotográfica. Nessa matéria você vai aprender como empregar os recursos de uma câmera SLR digital a serviço da formação da imagem.

FOTOGRAFIA CRIATIVA EM ESTÚDIO

Nessa matéria, você vai aprender as técnicas de iluminação em estúdio, as particularidades de cada tipo de projeto e questões relacionadas ao negócio da fotografia, como relação com clientes, como cobrar pelo seu trabalho, etc.

ILUSTRAÇÃO EXPERIMENTAL

Reflexão sobre estilo e linguagem, exercícios de técnica de ilustração básica, perspectiva, anatomia, luz, sombra e cores. E a relação entre agência e produtora de imagem, custos e contratos.

IMAGEM VETORIAL E EDITORAÇÃO

Nessa material, você vai aprender as características da imagem vetorial com o programa Adobe Illustrator e as técnicas básicas de editoração eletrônica com Adobe InDesign.

IMPACTO VISUAL

Nessa disciplina, você vai ser estimulado a explorar novas possibilidades e linguagens visuais, criando e combinando técnicas. Questionar o estabelecido, mudar os processos e aprender fazendo. Um espaço vivo para experimentações com o objetivo de criar visuais surpreendentes.

INTERACTIVE DESIGN

A tecnologia está cada vez mais integrada à vida das pessoas, e o papel do interactive designer é fundamental nesse processo. Cabe a ele, por um lado, organizar e simplificar informações complexas, e, por outro criar ambientes e experiências inesquecíveis.

LINGUAGEM GRÁFICA

Aqui é o abc da direção de arte. É um curso eminentemente prático destinado a complementar a formação do diretor de arte demaneira específica em aspectos formais da função, tais como usos da tipografia, fotografia, ilustração e outros elementos gráficos. Visa também ajudar o aluno a entender e determinar pesos e hierarquias desses elementos gráficos na elaboração de peças publicitárias, de maneira que permita que ele estabeleça a melhor maneira de expressar um determinado conceito ou ideia de campanha em diversos formatos de mídias, tradicionais ou não.

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA

Essa é uma disciplina de criação com visão de produção. Você vai aprender sobre storyboards, técnica de câmera, efeitos sonoros, música, compreensão básica de edição e como planejar uma pré-produção. E, depois disso tudo, você ainda tem que pensar em ideias brilhantes de roteiros e produzi-los no final da disciplina.

MANIPULAÇÃO DE IMAGENS AVANÇADO

Um estudo mais aprofundado sobre as técnicas de tratamento de imagens. Noções do fluxo de trabalho, modos de mesclagem, máscaras de layer, transparência, aplicação de artes, retoque de pele humana, montagens complexas, etc.

MANIPULAÇÃO DE IMAGEM BÁSICO

Aprenda as características básicas da imagem bitmap, como resolução, tamanho, dimensão, profundidade de cor. E as técnicas de edição, tratamento de imagem e ilustração no programa Adobe Photoshop.

MOTION DESIGN

Design gráfico em movimento. Aberturas de filmes, video-clips, vinhetas e pacotes gráficos para televisão. Nessa matéria você vai aprender como pensar em tempo e criar uma peça audio visual.

PENSAMENTO CRIATIVO NO DESIGN

Antes de se preocupar com a aparência que as coisas vão ter, você precisa encontrar uma solução inovadora para um problema. Como chamar a atenção e passar a sua mensagem em meio a tantos estímulos? Como conquistar não só a mente mas o coração das pessoas e criar uma conexão duradoura? Nessa matéria vamos discutir técnicas, métodos e formas diferentes de pensar sobre o problema e as soluções.

PORTIFÓLIO

Essa é a disciplina final. Nela, vamos avaliar seus dois anos de escola e selecionar quais as mel­hores peças que vão compor o seu portfólio. Selecionar, diga se de passagem, é também fazer novas peças. Ninguém sai da escola sem um portfólio, no mínimo, ótimo. É a regra! Este trimestre será muito mais árduo do que você imagina. O objetivo é desenvolver um portfólio que reflita de maneira honesta suas habilidades e pontos fortes. É a revisão geral, um check-up de tudo que está indo bem ou se precisamos mudar alguma coisa. Essa disciplina tem um grande diferencial: além da orientação de portfólio, você terá uma aula com um headhunter, que dará dicas de como você deve se apresentar para o mercado. Você terá 10 encontros com o seu orientador ao vivo ou pela internet. E no final apresentará o seu portfólio num evento que mistura portfólio night com formatura.

PRODUÇÃO GRÁFICA

Aprenda as técnicas de impressão e acabamento existentes no mercado, os prós e contras de cada método e como aproveitar essas características para potencializar a sua ideia.

PROJETOS EM 3D

Para desenhar um ambiente, uma animação ou um novo produto, o 3D é uma ferramenta cada vez mais
necessária no dia a dia do designer. Você vai aprender o básico de modelagem, texturização e iluminação para aplicar aos seus projetos.

STUDENT COMPETITION

Essa disciplina é uma prova de fogo para o aluno. Nela, você estuda ideias premiadas e por que elas foram premiadas. E, como exercício de classe, você participa de grandes competições internacionais para estudantes. Nossos alunos já ganharam vários prêmios internacionais. Chegou a sua vez.

TIPOGRAFIA AVANÇADA

O objetivo agora é entender como o uso da tipografia pode potencializar a mensagem, seja representando uma palavra ou associado a uma imagem. O tipo como o principal motorista da ideia.

TIPOGRAFIA BÁSICA

O uso da tipografia é um dos mais importantes fundamentos da comunicação visual. Nessa matéria, você vai estudar a história das tipologias clássicas e contemporâneas e entender as características que definem os tipos e suas aplicações.

TYPEFACE DESIGN

Essa disciplina se concentra em produzir uma fonte tipográfica. O processo criativo começa com a caligrafia, passa pelos estudos de forma e proporção e termina com vetorização e produção do arquivo da fonte.

USER EXPERIENCE DESIGN

Com o crescimento das mídias sociais, celulares e tablets, a experiência do usuário vem se tornando cada vez mais importante para que as interações com a marca nesses ambientes sejam aproveitadas ao máximo. Você vai aprender técnicas de design de interação, usabilidade, arquitetura de informação e design thinking. Esses conceitos vão ajudar a desenvolver websites e aplicativos que sejam inovadores, fáceis de navegar e que apresentem a informação de forma clara e intuitiva.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)
Duração e Preço
This course is No câmpus
Start Date
Data inicial
Out. 2016
Duration
Duração
Price
Preço
-
Data inicial Out. 2016
Local
Brasil Estado do Rio
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Duração
Preço - Mensalidade de 2015: R$ 2.143,10