Curso de Extensão em Coolhunting - tendências, consumo e design

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

Descrição do Programa

Curso de Extensão em Coolhunting - tendências, consumo e design

IED – Istituto Europeo di Design Sao Paulo

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE

O curso tem como objetivo principal desenvolver o espírito de observação e percepção aplicado à analise do Coolhunting e apresentar a metodologia de trabalho para a pesquisa e análise de tendências transmitindo uma visão bastante ampla do assunto e do contexto mercadológico onde as mesmas se aplicam.

  • Início: setembro
  • Termino: novembro
  • Dias da semana: 2ª e 6ª feiras
  • Horário: 19h-23h
  • Carga horária: 48h

Objetivo:

Capacitar o aluno a planejar e executar pesquisas de tendências, com base na metodologia do Coolhunting e focadas no seu mercado de interesse. Estimular a sensibilidade e a capacidade interpretativa do aluno, utilizando conhecimentos de semiótica, design e abordagens multidisciplinares.

Público-Alvo:

O curso tem aplicação prática para profissionais de áreas estratégicas (planejamento, branding, posicionamento, segmentação, estilo) e também de áreas mais táticas (criação, desenvolvimento, compras, execução etc.).

Cenário:

Em um mercado cada vez mais globalizado, massificado e padronizado, conhecer as tendências é uma forma de buscar a diferenciação, a asualização ou mesmo a inovação. A demanda por serviços de pesquisa de preferências está crescendo, principalmente por seu caráter estratégico, que possibilita antecipar padrões e diferenciais para produtos, serviços e marcas.

Conteúdo:

  • O cenário contemporâneo e a pesquisa de tendências
  • Tendências: definições teóricas e aplicações ao mercado
  • Antropologia do consumo: manifestações e significados
  • O método semiótico: como interpretar signos e tendências
  • Os processos de difusão de uma tendência
  • Metodologia de pesquisa: o coolhunting
  • Safáris urbanos e imersões práticas
  • Transformando tendências em estratégias

Quórum mínimo:

A formação de turmas e início dos cursos dependem de quórum mínimo, para garantir a melhor experiência a todos os participantes.

O IED SP se reserva ao direto de adiar ou cancelar o curso, caso não obtenha o quórum.

Coordenação:

Bruno Pompeu

Bruno Pompeu é publicitário, formado pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), doutor e mestre em consumo, comunicação e semiótica pela Universidade de São Paulo (PPGCOM-USP). Asua desde 2004 no mercado de pesquisas de tendências, tendo participado regularmente da elaboração prática e conceisual do Observatório de Tendências, do instituto Ipsos. Responsável pelos estudos de semiótica do instituto Ibope, também participou da elaboração do relatório anual Brasil: Contexto e Tendências. É professor de pós-graduação do Istituto Europeo di Design – IED São Paulo, onde também é responsável pelo curso de extensão em Coolhunting.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)


Última atualização July 12, 2016
Duração e Preço
This course is No câmpus
Start Date
Data inicial
Abr. 2017
Duration
Duração
48 
Data inicial Abr. 2017
Local
Brasil São Paulo
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Solicitar Informações
Duração 48 
Preço Solicitar Informações