Curso de Extensão em Coolhunting - Pesquisa de Tendências

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro

Descrição do Programa

Curso de Extensão em Coolhunting - Pesquisa de Tendências

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro

Oferecer ferramentas para o acompanhamento das tendências e movimentos de um mercado em contínua transformação.

  • 5ª Turma de Coolhunting
  • Início previsto: março
  • Aulas: terças e quintas – 19h30 às 22h30
  • Carga horária: 60 horas
  • Idioma: Português

Descrição e Objetivos:

O curso especial de Cool Hunting – Pesquisa de Tendências capacita os alunos para a prática do método de pesquisa coolhunting que é muito utilizado em empresas de pesquisa de tendências, agências de publicidade, áreas de P&D, branding e inovação. O aluno será estimulado a refletir sobre o momento asual, colocando-o em contato com teorias e temas que geram debates sobre a contemporaneidade e preparando-o para elaborar o pensamento em busca de novas tendências comportamentais.

Outro objetivo é apresentar o profissional que trabalha como coolhunter , o que faz, como é o seu dia a dia, colocando o aluno em contato com fontes de pesquisa e com profissionais que já asuam neste mercado, assim como exercitar a prática como coolhunter , colocando o aluno na sisuação de pesquisador de tendências, com a supervisão das docentes.

O curso visa:

  • Oferecer ferramentas para o acompanhamento das tendências e movimentos de um mercado em contínua transformação;

  • Complementar a formação de profissionais que desejam estar na vanguarda de suas áreas de asuação;

  • Estimular o pensamento acerca do consumo e do consumidor moderno;

  • Estimular e fomentar um pensamento inovador e crítico para o desenvolvimento de novos produtos e serviços;

  • Desnaturalizar conceitos prontos e estimular o pensamento de longo prazo;

  • Oferecer ao aluno a possibilidade da experiência de captar inovações, através do trabalho de campo supervisionado.

Público-alvo:

Profissionais e estudantes da área do design, moda, comunicação, publicidade, antropologia e marketing.

Temas do curso:

  • Indivíduos, consumo e sociedade de consumo.
  • Tendências, modas e modismos.
  • Cidades, ruas e comportamento no ambiente urbano.
  • Inovações tecnológicas e suas influencias no comportamento do indivíduo.
  • Pesquisa e etnografia: sair a campo. Elaboração e escolha de metodologias.
  • Como pesquisar? O que observar? O que pesquisar?
  • Como elaborar um relatório de coolhunting .
  • O dia a dia de um profissional de coolhunting.
  • Análise, seleção e organização dos dados de campo.
  • As diversas e novas fontes de pesquisa.
  • Como identificar o que é “quente”?
  • Comportamento global e a relação com o local.
  • Pesquisas de campo supervisionadas pelas docentes.

O que o aluno irá aprender?

  • Compreender o que são e como se estruturam tendências de comportamento de consumo e como captar seus sinais.

  • Compreender sobre cultura material contemporânea.

  • Noções básicas de antropologia urbana e etnografia urbana.

  • Prática de etnografia urbana.

  • Prática na elaboração de uma pesquisa de tendências: coleta, pesquisa e ferramentas de análise.

  • Prática na elaboração de relatórios de pesquisa de tendências (coolhunting).

  • Entendimento sobre a gestão da carreira de pesquisador coolhunter.

  • Reflexão acerca do consumo e do consumidor moderno.

*O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum.

Coordenação:

Flávia Mendonça

Flávia Mendonça é jornalista e graduada em Moda pela UFRJ e UVA, respectivamente. Trabalha há dez anos na área, onde é especializada em assuntos relacionados à moda, design, e tendências de comportamento de consumo para empresas internacionais especializadas em pesquisa de tendência como WGSN, Stylus, Trend Büero, assim como as revistas e sites JC Report, L’Officiel Brasil, Condé Nast Traveller, Lonely Planet, ABC Design, entre outros.

Freelancer, também atuou com branded content e estratégias de marketing e pesquisa de mercado para empresas como Melissa, Dell Anno, Coza e Lambretta Watches. Atuou como docente e pesquisadora do Núcleo de Cenário Futuros da Pontifícia Universidade Católica/ PUC-Rio (2007-2012).

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)
Duração e Preço
This course is No câmpus
Start Date
Data inicial
Mar. 2017
Duration
Duração
60 
Data inicial Mar. 2017
Local
Brasil Estado do Rio
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Mar. 1, 2017
Duração 60 
Preço Solicitar Informações