Curso OneYear em Design de Moda

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro

Descrição do Programa

Curso OneYear em Design de Moda

IED – Istituto Europeo di Design Rio de Janeiro

THIS PROGRAM IS TAUGHT IN PORTUGUESE

Através de um panorama completo, disciplinas rápidas e intensivas aliadas a vários workshops, o curso contribui para a construção de um conhecimento teórico e prático da asuação no mercado de Moda.

  • 3ª Turma de Design de Moda
  • Início previsto: março
  • Aulas: segundas e quartas – 19h30 às 22h30 + sábados alternados – 10h às 17h
  • Carga horária: 360 horas
  • Idioma: Português

Descrição e Objetivos:

O curso One Year de Moda tem como objetivo oferecer uma formação rápida e prática da asuação no mercado de Moda. Com grande foco em projetos, o curso visa apresentar e se aprofundar nos conhecimentos necessários para o desenvolvimento de produtos e coleções de moda – da criação à produção - promovendo-as no mercado, por meio de imagens de moda, usando ferramentas de comunicação e marketing e adequando-as a formatos de negócios asuais.

O curso é formatado através de disciplinas rápidas e intensivas aliadas a vários workshops que visam contribuir para a construção de um conhecimento teórico e prático da asuação no mercado de Moda, através de um panorama completo. O resultado das disciplinas é colocado em prática em três grandes projetos ao longo de um ano de curso: uma coleção, um plano de comunicação de moda e um plano de gestão de negócios de moda.

O One Year de Moda inclui experiência internacional no IED Barcelona (opcional) e reforça a importância da inserção profissional através da apresentação dos projetos finais e da construção de um portfólio.

O curso também oferece espaço para a criação e execução dos projetos, o Farm IED Fashion Lab - um laboratório de Moda completo montado em parceria com marca carioca Farm - e uma Tecidoteca com amostras e tecidos oferecidos pela indústria têxtil Santa Constância.

Público-alvo:

Estudantes e profissionais das áreas de design, moda, comunicação e áreas afins, bem como pessoas com formação em outras áreas que pretendem migrar para o mercado da moda. O curso também atende indivíduos com alguma experiência no setor, sem formação na área, interessadas em conhecer os processos de desenvolvimento do produto de moda, estratégias de comunicação e de negócios de moda.

Temas do Curso:

Produto: Sistemas de Moda, História da Moda, Pesquisa (Comportamento do consumidor, Tendências e Moda), Processos Criativos, Desenho de Moda, Repertório, Materiais, Costura, Modelagem, Planejamento de Coleção, Desenho Técnico, Gerenciamento de Produto.

Comunicação: Branding, Marketing, Comunicação, Identidade Visual, Imagem de Moda, Produção de Moda, Styling, Visual Merchandising.

Negócios: Formatos de Negócios de Moda, E-commerce, Plano de Gestão em Moda.

*O IED Rio se reserva ao direito de adiar o curso, caso não obtenha o quórum.

O Coordenador do Curso:

Luiz Wachelke

Diretor Criativo, designer gráfico e pesquisador de tendências. Graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina é especialista em Trend Forecasting pela Central Saint Martins School of Arts and Design de Londres e com Master em Fashion Marketing pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo. Sócio e diretor criativo da marca Vish. Asua no mercado com criação de imagem de moda, em projetos de direção de arte, criação e desenvolvimento de campanhas e de coleções.

Descrição dos conteúdos:

O curso One Year de Moda tem como objetivo oferecer um panorama completo da prática do designer gráfico na área de moda. Com foco em projeto de produto, comunicação e negócios, o curso abrange disciplinas e workshops relacionados com às diversas áreas da Moda. O intuito é formar um profissional pertinente ao mercado, com olhar apurado e prática projesual. O curso é organizado em torno de cinco projetos secundários e um projeto final. A cada projeto são oferecidas disciplinas e workshops com conteúdos e ferramentas necessárias para a sua execução.

Os cinco projetos são:

(1) Pesquisa e Processos Criativos

(2) Técnica em Costura e Modelagem

(3) Planejamento de Coleção

(4) Comunicação de Moda

(5) Plano de Gestão de Moda

Portfólio:

A apresentação ao mercado de trabalho é chave para uma boa inserção e a percepção dos seus pontos mais fortes como profissional. O portfólio é uma ferramenta valiosa e deve ser construído de forma a destacar o seu potencial dentro da área. Esse workshop é uma das últimas atividades do curso, de forma a orientar como apresentar os projetos anteriores como material de portfólio para o aluno que se forma.

Professores:

André Carvalhal, Carol Althaller, Andreia Schmidt Passos, Luiz Wachelke, Gaspar Carlini, Jorge Luís Borges, Renata Vilanova, Rodrigo Westin, Ana Cláudia Lopes, Adrianne Schreiner.

Essa escola oferece programas em:
  • Portuguese (Brazil)


Última atualização July 12, 2016
Duração e Preço
This course is No câmpus
Start Date
Data inicial
Mar. 2017
Duration
Duração
Data inicial Mar. 2017
Local
Brasil Estado do Rio
Prazo para inscrição Solicitar Informações
Data de conclusão Mar. 1, 2017
Duração
Preço Solicitar Informações